16.5.18

NISA: Evocação da Festa de Santo Isidro (15 Maio)

Quadras a Santo Isidro
(Padroeiro dos lavradores)

Glorioso Santo Isidro
Dou-te honras até mais não
No dia da tua festa
És levado em procissão

Toca a música em tua honra
No teu recinto afinal
A festa é festa rija
Nesses campos sem igual

Glorioso Santo Isidro
Meu santinho exemplar
No dia da tua festa
Há alegria a fartar

Celebra-se a santa missa
Que nesse dia é campal
É tão linda a tua festa
Nos campos de Portugal

Glorioso Santo Isidro
Trabalhavas com amor
Foste por Deus escolhido
Para o reino do Senhor

Ó meu santo virtuoso
Eu te louvo neste dia
Há também na tua festa
Concurso de poesia

No dia da tua festa
De cima do teu andor
Numa prece fervorosa
Pede por nós ao Senhor

Glorioso Santo Isidro
Dá-me a tua protecção
Para fazer novos versos
Dai-me mais inspiração

No dia da tua festa
Desse teu trono de luz
Pelo.povo que te ama
Por ele pede a Jesus

Vou agora terminar
Pedindo mais uma vez
Essa tua protecção
Para o povo Português
 João Adriano Rijo (Tolosa)
Na foto pode ver-se uma das carroças enramadas que no dia 15 de Maio iam à Senhora da Graça, local dos festejos em honra de Santo Isidro, padroeiro dos lavradores, ainda hoje bastante festejado em diversas localidades do país e na vizinha vila de Valência de Alcântara. Na traseira da carroça podem ver-se três quadras, das quais conseguimos ler a segunda (não completamente) e a terceira e que dizem assim:
Vamos à festa ó .............
A Santo Isidro, ó meu povo
Até meu carro enramado
Se vestiu de fato novo

Num gesto de ledo encanto
Nisa toda em seu redor
Vai rezar aos pés do Santo
Do seu Santo Protector!