4.12.17

Página de Nisa em "O Distrito de Portalegre" - 17/12/2009

Desde muito novo comecei a colaborar com diversos órgãos de comunicação social, regionais e nacionais. De entre os diferentes jornais em que colaborei destaco, a nível regional, o "Diário do Alentejo", "Jornal do Fundão", "Gazeta do Interior", "Fonte Nova" e "O Distrito de Portalegre", este, principalmente, durante a direcção de Nuno Folgado. A nível nacional fui correspondente de "O Diário", praticamente desde a sua fundação até à extinção. Guardo gratas recordações da minha participação no quinzenário "O Pregão", de Castelo de Vide, e não menos gratificantes, pelo entusiasmo dos seu principal dinamizador - Francisco Narciso - na criação e manutenção do "Notícias de Nisa" que viria a constituir-se como a principal "semente" do "Jornal de Nisa" que criei e dinamizei durante quase 11 anos, o jornal que mais tempo durou em Nisa (de Janeiro de 1998 a Outubro de 2008) num total de 265 edições, vários destacáveis ou suplementos, alguns dedicados, exclusivamente, a figuras nisenses, que os poderes públicos esqueceram (ou fizeram por esquecer). 
No "Jornal de Nisa" colaboraram e escreveram pessoas de todas as tendências políticas, sem excepção e, curiosamente, no primeiro jornal aparecido em Nisa após o 25 de Abril, nos anos oitenta - destinado a combater o executivo camarário -  nunca foi solicitada a minha colaboração para escrever e colaborar com o dito, talvez, por na altura, ser militante de um partido que não "cabia" na esfera "democrática" dos orientadores do jornal. 
São histórias, muitas delas quase inimagináveis, desses tempos de "brasa" da ainda jovem democracia portuguesa, vividas a nível local. 
Por aqui irão passando muitas das páginas digitalizadas de vários jornais em que colaborei, de forma absolutamente graciosa e gratuita, apenas recebendo em troca um ou dois exemplares de cada edição.