7.12.17

NISA: As modas do Rancho da Casa do Povo (1982) - IV

Esta foto foi publicada nos Postais do Concelho na edição nº 227 do "Jornal de Nisa" com o texto que juntamos. Aproveitamo-la, agora, como imagem ilustrativa de mais uma das "Modas" do Rancho da Casa do Povo de Nisa. 
"Lindos e originais, eram os trajes típicos de Nisa, profusamente mostrados pelo Carnaval. Hoje, parece que entrou em desuso, na nossa terra, em contraste, com a alegria e orgulho com que as mulheres alpalhoenses exibem os seus. Não podemos deixar morrer esta marca tão característica da nossa identidade."
ESTRALOS
 (Ele e Ela) - Da cabeça até aos pés
Tudo vestido a primor
O nosso rancho, senhores
Ai parece um jardim em flor.

(Ele) No jardim da minha terra
Uma flor eu quis colher
No teu pé estava um letreiro
Ai que era proibido mexer.

(Ela) Não me toques nem me colhas
Ó moço toma juízo
Há mais flores sem ser eu
Ai porque eu de ti não preciso

(Ele) Se eu tivesse mil rosas
Plantadas no meu jardim
Teria sempre um canteiro
Ai reservado para ti.

(Ela) Ser plantada eu queria
Do fundo do coração
Um canteiro rico ou pobre
Mas de boa condição

(Ele) Amores perfeitos são rosas
Ai são rosas do meu jardim
Mas olha que amor perfeito
Não há outro igual a mim.