18.12.17

MEMÓRIA: Inijovem levou caminheiros à Lourinhã (Outubro 2006)

PR1: Rota dos Dinossauros
Cumpriu-se no passado dia 15 de Outubro mais uma etapa do Plano de Actividades da Secção de Campismo e Montanhismo da INIJOVEM para 2006: visita ao Concelho da Lourinhã para realização da PR1: Rota dos Dinossauro
É um percurso de pequena rota em travessia por caminhos rurais e alguns (em demasia) troços de alcatrão, com cerca de 10 km e com desníveis de terreno pouco acentuados.
O percurso inicia-se junto ao Museu da Lourinhã, o qual integra uma interessante ala de Paleontologia, dirigindo-se para a imponente Igreja de Santa Maria do Castelo, passa em seguida pela localidade de Labrusque, perfeitamente identificável pelo seu magnífico moinho. Daqui segue sempre em Direcção a Oeste (Costa) por uma zona de dunas de onde se obtêm extraordinárias vistas sobre toda esta área costeira, em especial sobre a Praia de Areia Branca. Chegando à Praia do Areal, toma-se a estrada de asfalto até à localidade de Seixal, daqui toma-se um passeio marítimo caminhando sempre para norte, portanto com o mar à esquerda. Volvidos mais 2 km abandona-se a estrada e toma-se um pequeno trilho de pé posto que desce em direcção à Praia do Caniçal, de onde se toma um estradão que se encaminha de novo para a estrada e para o Forte Paimogo, local onde termina este percurso.
Os caminheiros puderam contemplar uma belíssima paisagem marítima, a temperatura esteve bastante amena e a condizer com a actual época do ano, com a ocorrência de alguns chuviscos já na zona final da caminhada (Praia do Caniçal e Forte Paimogo). O local escolhido para o almoço não poderia ter sido melhor: O Parque Natural da Fonte de Lima em Ventosa, no concelho da Lourinhã, um local bastante aprazível para o descanso e o lazer.
Uma nota de agradecimento ao Município da Lourinhã pelas informações e oferta de suportes informativos.
 in  "Jornal de Nisa" nº 217 -18 Outubro 2006