17.12.17

MEMÓRIA: Há 40 anos, outros Natais (2)

Três histórias de guerra em tempo de paz ou vice-versa...
Estamos a poucos dias da celebração da data festiva que é o nascimento de Jesus Cristo. Tempo de reconciliação entre os homens de boa vontade, de paz e de concórdia. Recordo, aqui, nestas três histórias que podiam ser de Natal, de esperança, paz e fraternidade, três episódios da guerra colonial.  
Cristo redentor em terras africanas
Retomámos a rotina dos dias. Procedíamos à instalação eléctrica de um edifício fora do aquartelamento e de arquitectura colonial: alto, de um só piso e com uma sobre-câmara ou sótão, a percorrer toda a estrutura do imóvel. Era aí que montávamos a instalação, com caixas de derivação e de saída para todos os compartimentos. Era um trabalho debaixo de telha, feito quase em silêncio, pois nem eu entendia crioulo, nem o meu ajudante, civil, percebia muito de português. Entendíamo-nos e era o suficiente.
Num desses dias, de tarde, pareceu-nos ouvir gemidos, logo seguidos de palavras de intimidação, em português, que eram traduzidas para um dialecto local. Fiz sinal ao meu companheiro para não se mover e manter em silêncio. Com cuidado, arrastando-me, consegui chegar por cima do compartimento de onde vinha o alarido. Melhor fora que não visse. Em baixo e sem terem detectado a minha presença, um furriel-miliciano e um elemento da milícia faziam um interrogatório, a um jovem, ainda adolescente, vestido apenas com uns calções e com as costas sangrando como um Cristo redentor. Era uma cena aterradora, violenta, uma imagem que durante muitos anos não saiu da minha cabeça. O furriel, alto e corpulento, do serviço de informações, dava ordens ao africano da milícia e este, de chicote na mão, tal como o furriel, fazia perguntas ao jovem que tinham capturado no mato. Este, não sabia uma palavra em português, nem sequer em crioulo, apenas a língua ou dialecto da sua aldeia ou etnia. Queriam saber que ligações ele teria com um qualquer grupo dos “turras”. O jovem respondia negativamente e por cada resposta, era vergastado.
O seu corpo, as suas costas, eram um rio de sangue. Aguentou-se, de pé, enquanto pôde, sempre negando o que lhe perguntavam e com tal firmeza, que os dois elementos do interrogatório e da tortura, tiveram que desistir. Levaram o jovem, a porta fechou-se e eu respirei de alívio. Em tão pouco tempo de Guiné, estava a ter uma “preparação” política e social muito diferente do que poderia imaginar. Guardei este episódio para mim durante muitos anos, como uma das imagens mais violentas e violentadoras da consciência e dos direitos humanos.
Neste Natal recordo este episódio sangrento. Não dei um tiro na guerra, não vi camaradas a morrer, vítimas de minas, ataques ou emboscadas. Mas vi o lado mais negro e subterrâneo de um conflito bélico: a violentação do outro, física e moralmente, o despojo dos seus elementares direitos de cidadania, da sua dignidade.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 13/12/2017