9.11.17

PCP de Nisa denuncia: Catástrofe ambiental no rio Tejo

"Milhares de peixes mortos devido à poluição
Nos últimos tempos tem-se verificado a lamentável ocorrência de milhares de  peixes mortos a boiar nas águas do rio Tejo no troço entre as Portas de Ródão e a Barragem do Fratel, com maior incidência junto à central de Velada.
Já em outras ocasiões se verificou a morte massiva de peixes por causa da poluição no Tejo, mas nunca com a dimensão da mortandade brutal que agora se verifica.
Perante esta catástrofe ambiental o Secretariado da Comissão Concelhia de Nisa do PCP, alerta para a perda de qualidade das águas do rio que provoca a destruição da fauna e flora do Tejo.
A morte massiva de peixes e a espuma esbranquiçada à superfície da água é certamente provocada por poluição que chega de Espanha acrescida das contínuas descargas poluentes de unidades fabris instaladas na proximidade e da diminuição dos caudais do próprio rio Tejo e dos seus afluentes..
Impõe-se que de forma eficaz e determinada sejam detetados os focos de poluição e as suas origens e que se actue de modo a apurar responsabilidades, a exigir penalizações e indemnizações face aos danos provocados.
Impõe-se a eficaz vigilância e a intervenção de entidades como a GNR, a IGAMAOT [Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território] e a APA [Agência Portuguesa do Ambiente].
Impõe-se a adopção de medidas de prevenção e de monitorização que evitem a repetição de ocorrências lamentáveis como as que agora testemunhamos."
Nisa, 9 de novembro de 2017
Secretariado da Comissão Concelhia de Nisa do PCP