1.7.17

EANA e Fderação de Bandas promovem audição conjunta

A EANA – Escola de Artes do Norte Alentejano e a FBFDP – Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre – levaram a cabo a audição final do Projeto de Aperfeiçoamento de Jovens Músicos levado a cabo no ano letivo agora a findar nas filiadas de Nisa, Crato e Alter do Chão. O projeto envolveu cerca de 70 alunos das escolas de música das três bandas e destinou-se às classes de oboé, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba e ainda percussão.
O auditório da Filarmónica do Crato foi o palco do evento, na noite de quarta-feira, 21 de junho de 2017. Registou-se a comparência de um público considerável, constituído na generalidade por pais e encarregados de educação dos alunos envolvidos. Estiveram as direções das 3 bandas e respetivos maestros e ainda o maestro e a Presidente da Direção da Banda Juvenil do Município de Gavião onde decorreu a classe de oboé embora o docente não tivesse sido colocado pela EANA. Marcou presença o Presidente da União de Freguesias do Crato, Joaquim Diogo, o único dos autarcas (Câmaras e Juntas) dos três municípios presente. Das restantes filiadas na Federação, nenhuma compareceu, o que deixa antever pouca adesão ao Projeto no próximo ano, embora não seja essa a intenção da Federação. É desejável que mais bandas adiram àquilo a que todos os envolvidos consideram ser um grande investimento mas seguro para o curto prazo e futuro das bandas.



Marcou ainda presença o Diretor Pedagógico da EANA, professor Jorge Gargaté, que conjuntamente com o Presidente da Federação de Bandas, foram os grandes artífices deste projeto. O trabalho realizado pelas direções das bandas, em especial os tesoureiros, em articulação com o tesoureiro da federação e a ligação deste com a secretaria da EANA, foram também um fator de sucesso do Projeto. Os professores e os maestros também foram fundamentais.
Este projeto foi apoiado pela Delegação Regional de Cultura do Alentejo, que viu no mesmo uma atividade formativa de relevância em territórios de baixa densidade e onde o acesso ao ensino da música, sem ser nas bandas, é muito difícil de ocorrer. Infelizmente, não compareceu ninguém desta estrutura regional sedeada em Évora. As mensalidades cobradas nos cerca de 18 grupos de trabalho era de 75€ mensais sendo que cada grupo tinha de 1 a 5 alunos. A Federação contribuiu com uma pequena verba mensal por cada um e as bandas filiadas solicitaram o apoio de cada encarregado de educação (entre 5 a 10€) pelo que o ensino a cada aluno ficou extremamente acessível.
Apesar do nervosismo de muitos aquando de algumas atuações individuais, a audição correu bem, com o apoio de todos os docentes da EANA, e revelou que existem bons valores em todas as bandas. Os ensembles protagonizados pelos trompetes, clarinetes, saxofones, trompas e pelos trombones, bombardino e tuba foram o ponto alto da noite, deixando todos os presentes agradados.
Nas próximas semanas, EANA e Federação irão preparar a IIª Edição deste Projeto e prevê-se que no próximo ano muitos destes alunos comecem a fazer parte de mais atividades da EANA, como Workshops, audições e participações na Orquestra.