1.7.17

Aluno de Nisa brilha na Matemática (2007)

 “ O IMPORTANTE SÃO AS BASES” - Garante João Miguel Semedo
Da matemática se diz, enquanto disciplina, que é “terrível”. O João Miguel Dias Marques Semedo, de 17 anos, desmonta, liminarmente, esta ideia. E por isso, não estranhou, os óptimos resultados que alcançou no exame nacional daquela disciplina: 19,3 valores. Motivo por que o fomos procurar.
O que faz um estudante, qual o “segredo” para ter quase vinte valores (ou cem por cento) num exame nacional de um prova e de uma disciplina escolar que muitos consideram “aterradora”?
À pergunta, o João Miguel Dias Marques Semedo, responde com um sorriso. Não esconde que é uma disciplina difícil, como o são, aliás, todas as outras para quem estuda no 12 º ano de escolaridade.
O João Miguel não tem segredos, nem estratégias a desvendar para os bons resultados que alcança.
“Trabalho, dedicação e estudo. E não esquecer que as bases são o fundamental”, explica-nos.
Curiosamente, é no Português, que tem alguma dificuldade. E, à partida, tendo a mãe como professora de História, não devia ser assim, se no estudo e nos resultados, houvesse alguma lógica.
Quanto aos exames, adopta um procedimento não muito diferente da generalidade dos estudantes portugueses.
“Estudo sempre de véspera, nunca frequentei explicações, procuro estar com muita atenção nas aulas e que o professor seja claro naquilo que ensina. Quando não percebo, pergunto, uma e outra vez, até ficar esclarecido.
As aulas são o mais importante e o estudo apenas tira uma ou outra dúvida e consolida aquilo que se aprendeu.”
Gosta de praticar desporto, o futebol e a natação, no topo das preferências, ouvir música, “agora estou a aprender a tocar guitarra”, enfim, faz aquilo de gosta, tal como a maioria dos jovens. Não está enclausurado e dependente do estudo para mostrar “notas”, não deixando de reconhecer como outro dos factores benéficos, o bom ambiente familiar
O João Miguel nasceu em Nisa e foi aqui que fez todo o seu percurso escolar.
Completou o 12º ano na área das Ciências e Tecnologias, o estudo e a carreira na medicina, nas ciências bio-médicas ou bio-tecnológicas despertam-lhe, naturalmente as maiores apetências.
No alto da sua juventude, o tempo é, ainda, de algumas indefinições. Para já concorreu para o curso de Medicina da Universidade Nova de Lisboa.
O futuro nos dirá se vamos ter um médico a tocar guitarra ou um guitarrista a exercer medicina.
Mário Mendes in "Jornal de Nisa" - nº236 - 18/7/2007
NOTA: O passado e o futuro num percurso brilhante
Há dez anos atrás (Julho 2007) elogiávamos, no "Jornal de Nisa" como exemplo e estímulo para os alunos de Nisa e das escolas do interior tão menosprezadas pelas figuras (retóricas) dos rankings nacionais, o percurso do estudante nisense, João Miguel Dias Marques Semedo. Hoje, no ano da graça de 2017, já sem "Jornal de Nisa" mais ainda com um blog e redes sociais, inúmeras, para noticiar o acontecimento, é-nos grato colocar nesta e noutras páginas, o registo brilhante do percurso académico do João Miguel.
No final de 2016 e após concluir o Doutoramento numa prestigiada universidade dos EUA, o João Miguel foi contemplado, viu reconhecido o mérito do seu trabalho com a obtenção de uma Bolsa de Estudos no valor de 20 mil dólares.
A notícia, completa, deste êxito de um jovem que deve orgulhar toda a comunidade nisense, virá na próxima semana num jornal regional. Será, igualmente, reproduzida, aqui nesta página, na 4ª feira, apenas e tão só, porque são estes exemplos que nos levam a acreditar que o interior do país, os concelhos como o de Nisa, não estão condenados a uma morte anunciada e que a esperança continua a prevalecer, haja ou não "rankings" nacionais (como se estes dissessem alguma coisa sobre a vida das pessoas e os tempos que as crianças e jovens passam entre a casa e a escola, por exemplo).
É preciso cimentar esta ideia: no interior, os nossos jovens estudantes são tão bons como os do litoral, mesmo com condições adversas. Exemplos não faltam para o comprovar. O João Miguel é, apenas, um deles.
Mário Mendes