12.6.17

NISA: Vereadores da CDU reclamam remoção de amianto de edifícios escolares

Os Vereadores da Câmara Municipal de Nisa eleitos pela CDU – Vitor Martins e Fátima Dias – reclamam a substituição das coberturas em fibrocimento dos edifícios escolares e outros sob tutela da autarquia.
Vereadores da CDU exigem intervenção do município sobre edifícios e outros equipamentos na área do município utilizados pela população escolar e que contêm amianto na sua construção. Reclamam igualmente informação sobre a última avaliação do risco que representam para a segurança e saúde pública. Os vereadores destacam em especial os edifícios da antiga escola EB 2,3/S que foram desocupados na sequência da construção do novo Centro Escolar e os que, na mesma área, ao abrigo de acordos de comodato acolhem associações, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens – CPCJ e cursos de formação de adultos ministrados pelo IEFP.  
Os vereadores invocam as disposições legislativas (Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro)  que definem o prazo de um ano a contar da entrada em vigor da lei, para proceder ao levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção, seguindo-se a publicitação da listagem desses edifícios designadamente através do portal do governo na internet;
O artigo 7º da Lei nº 2/2011 estabelece que as entidades que gerem cada um dos edifícios, instalações e equipamentos públicos constantes na listagem têm de prestar informação a todos os utilizadores desse edifício da existência de amianto e da previsão do prazo de remoção desse material.
Apesar de o prazo previsto na lei estar há muito esgotado, há edifícios escolares e outros, em Nisa, sob tutela da autarquia, em que existe amianto na sua construção, mas cuja remodelação não constituiu prioridade ao longo deste mandato.
Nisa, 7.Junho.2017
Comissão Coordenadora Concelhia da CDU Nisa