1.6.17

NISA: 20 Anos da Inijovem

O Caminho faz-se caminhando!
A Inijovem – Associação de Iniciativas para a Juventude de Nisa completou no passado dia 23 de Maio, 20 anos de actividade, aniversário comemorado a preceito numa festa simples, realizada na sede da colectividade e à qual assistiram o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Cardoso, os vereadores Vítor Martins e Fátima Dias e o presidente da União de Freguesias de Nisa, João Malpique, para além de inúmeros sócios, dirigentes e amigos da associação
Marco Moura, o presidente da direcção, em breves palavras, agradeceu a presença de todos, traçou um resumido balanço da história da Inijovem, enumerou alguns dos problemas e dificuldades mais sentidas, deixando no final uma mensagem de confiança e determinação.
Depois, partiu-se o bolo de aniversário, deram-se vivas e parabéns à colectividade em festa.
O futuro faz-se caminhando e a Inijovem está pronta para “novos trilhos e novas caminhadas”.
Da história e dos projectos desta associação nos deu conta o seu presidente, na entrevista que aqui publicamos.
“Sucesso da Inijovem está na abrangência de públicos e qualidade das suas iniciativas” Marco Moura (presidente da direcção)
AA - A Inijovem atingiu a idade "adulta". Que balanço é que faz destes 20 anos de actividade?
Marco Moura - Sem dúvida que estes 20 anos de INIJOVEM, são o reflexo de uma associação que se conseguiu afirmar e ir ao encontro da comunidade local numa 1ª fase, passando depois e até actualidade como uma associação de referência regional e nacional. Isto deve-se sem dúvida ao trabalho desenvolvido por todos os Directores, associados, colaboradores e entidades que ao longo destes 20 tiveram sempre como objectivo, a excelência nas suas organizações
AA- A colectividade começou por ser uma Associação Juvenil, vindo a perder esse estatuto. Por que é que isso aconteceu e que consequências, a nível administrativo, isso vos trouxe?
Marco Moura - Embora neste momento a INIJOVEM seja ainda filiada na FNAJ - Federação Nacional de Associações Juvenis, na verdade deixou de ser Associação RNAJ - Registo Nacional de Associações Juvenis, facto este devido a exigências e regras que se tornavam complicadas de cumprir pela nossa parte, incumprimento  este devido talvez à interiorização e à fuga de muitos jovens para fora do concelho( estudar, trabalhar, ...). De salientar que a exigência é ter 70% dos directores e associados com menos de 30 anos, difícil de cumprir  como deve calcular...
A consequência foi apenas e só não nos podermos candidatar a fundos atribuídos pelo Instituto do Desporto e Juventude, mas em contrapartida conseguimos que aqueles que gostam de estar no associativismo e com ligações fortes à INIJOVEM, não fossem afastados por força de uma regra de "idade" e ainda hoje continuem a dar um importante contributo à associação, até porque “espírito jovem” não deve ter idades. 
AA - Que aspectos mais positivos destaca na acção/actividade da Inijovem ao longo destes 20 anos? O que é que trouxe de novo a Nisa e ao concelho?
Marco Moura - Não tenho a menor dúvida que a INIJOVEM veio mexer com a vida associativa do Concelho de Nisa, sendo exemplo não só a nível local mas também regional, na forma como está organizada, quer a nível financeiro, quer a nível das diversas actividades que desenvolve. Pois não nos podemos esquecer da larga abrangência de públicos que esta associação tem conseguido motivar e aproximar ao longo destes 20 anos que é muito amplo, começando pelos percursos pedestres onde somos pioneiros quase a nível nacional, o que é hoje a realidade ou quase uma moda quando falamos em pedestrianismo/ caminhadas, já a INIJOVEM realizava à 20 Anos; no Ténis de Mesa foram alcançados objectivos de participantes e de méritos desportivos durante bastantes anos; na Pesca Desportiva conseguiu-se que a equipa da INIJOVEM tivesse atletas nos Campeonatos Nacionais; no Andebol também se conseguiram resultados que levaram a manter equipas nos campeonatos nacionais. Recentemente formou-se uma equipa de Trail Running que tem representado de forma honrosa a INIJOVEM por todo o País. Claro que sem a colaboração de várias entidades (CM Nisa, Juntas de Freguesia do Concelho, Outras Associações, Patrocinadores, etc.) dos Associados e muitos colaboradores, realizar e organizar tudo isto era tarefa quase impossível.
Mas não tenhamos a menor dúvida, que através dos eventos de grande dimensão que a INIJOVEM organiza como são o caso da Rota do Contrabando que vai já para a 19ª edição em 2018 e mais recentemente o Trail Vila de Nisa, que em 2017 se realiza a 05 de Novembro, o retorno e o impacto na economia do concelho é notório ao nível da hotelaria e restauração pois estas duas actividades em conjunto mexem directamente com 2000 mil pessoas, facto este nem sempre reconhecido mas que também não nos faz desanimar.
AA – Há pouco falou nas "dificuldades do movimento associativo". Quais são, para vós, os problemas que vos dão maior acuidade, que mais sentem?
Marco Moura - Quando referi as "dificuldades do movimento associativo", tinha principalmente que ver com as dificuldades que há em renovar os órgãos sociais, repare que quase sempre só aparece uma lista candidata aos órgãos sociais, lista esta que só é apresentada após se esgotarem as convocatórias e os limites previstos nos estatutos.
Facto que não se deve à falta de associados que participem nas actividades nem ao reduzido número de associados, pois a INIJOVEM, realizou já este ano de 2017 uma actualização do ficheiro de sócios e tem 420 associados. Deve-se, em meu entender por as pessoas não quererem chatices, preocupações e principalmente por valores como a responsabilidade civil e a participação na vida da comunidade local serem cada vez menos incutidos nas escolas e nas famílias.
Não queria deixar de referir que uma das grandes preocupações são a degradação que se faz notar nas nossas instalações e que temos como objectivo inverter.
Já relativamente aos apoios financeiros, recebemos uma verba de aproximadamente 3400 euros do Município de Nisa, que é especificamente para o andebol, verba esta proveniente de um acordo entre a INIJOVEM, Associação de Andebol de Portalegre e o Município de Nisa, mas que no entanto é uma verba insuficiente, pois as inscrições dos 20 atletas, exames médicos, alimentação nas deslocações e pagamento a 2 técnicos tem um custo anual de quase 6000 Euros.
Claro que não podemos deixar de referir a importância do apoio logístico que é garantido pelo Município de Nisa e pela União de Freguesias, em eventos como a Rota do Contrabando e o Trail Vila de Nisa, mas não podemos esquecer que este apoio não é uma favor que as entidades fazem às Associações, mas sim um dever que está previsto nas competências das autarquias locais.
AA - Com que perspectivas encaram o futuro? Que iniciativas têm programadas e que possam fazer a diferença?
Marco Moura - Julgo que a INIJOVEM neste momento tem as bases muito bem cimentadas, quer a nível financeiro, quer ao nível  como está organizada, o que lhe permite através daquelas que são as suas actividades de referência, poder dinamizar de uma forma profissional estas mesmas actividades e encarar o futuro com bastante optimismo, pois não há que inventar muito mais, mas sim manter o nível a que habituámos quem participa naquilo que organizámos, se assim o fizermos, garantidamente a INIJOVEM irá celebrar muitos mais anos de vida.
“Esta colectividade vai permanecer por muito tempo”
Marco Oliveira, um dos fundadores e 1º presidente da direcção da Inijovem
Presente na festa dos 20 anos da Inijovem, Marco Oliveira lamentou a ausência de outros fundadores desta associação que começou por ser uma associação juvenil.
“A Inijovem nasceu de um almoço e convívio de jovens no “Bacelo da Megi” a minha falecida avó. Alguns não acreditavam que fosse possível constituir uma Associação de Jovens em Nisa, mas ela vingou e hoje, após 20 anos, estamos aqui a celebrar, embora sinta o ambiente um pouco vazio, pela falta de alguns dos fundadores.
Não tem sido fácil o rejuvenescimento da associação, quando começámos a maioria dos sócios tinha menos de 30 anos e éramos uma associação RNAJ. Mas a Inijovem está viva, com uma boa dinâmica e é um orgulho muito grande ter sido um dos seus fundadores”.