14.6.17

MONTALVÃO HOMENAGEOU ANTÓNIO CARDOSO MOURATO

Professor, humanista e defensor do património











A antiga Escola de Montalvão acolheu no passado sábado, uma Festa e Homenagem ao Dr. António Cardoso Mourato, organizada pela Associação Vamos à Vila e distinguindo uma das personalidades que se evidenciaram no campo da Salvaguarda do Património Cultural de Montalvão.
Numa sala cheia, coube à classe de acordeão do Conservatório Regional de Castelo Branco, dirigida pelos professores Carisa Marcelino e Horácio Pio, dar as boas vindas aos convidados e ao homenageado, com um concerto musical de grande qualidade que prendeu e entusiasmou a assistência.
José Maria Belo, fez o elogio do Dr. António Cardoso Mourato, um dos compiladores de "Montalvão, Elementos para uma monografia desta freguesia do concelho de Nisa", e autor de importante recolha gravada em Montalvão, Nisa e Póvoa e Meadas, que abrange diversas áreas da Cultura, desde a Literatura Tradicional, a Linguística e a Antropologia.
José Belo justificou a homenagem como uma prova de respeito e admiração a um montalvanense de elevado mérito, sempre arreigado á sua terra, aos seus valores e tradições.
Destacou o percurso de vida do homenageado, de origem humilde, o Curso de Enfermagem, através do qual evidenciou a sua capacidade de se dar aos outros em hospitais como o de S. José e outros, destacando ainda a sua ânsia de conhecimentos que o levou a frequentar e a concluir o Curso de Letras da Universidade de Lisboa, após o qual enveredou pela carreira profissional no Ensino, leccionando em diversas escolas da Grande Lisboa e mostrou o seu carácter de grande professor e humanista.
Entre 1965 e 1976 foi assistente de programas de âmbito cultural na EN (Emissora Nacional) procurando dar sentido ao lema “instruir e educar”, que prosseguiu mesmo após a aposentação, mostrando a sua ânsia de servir, como sempre fizera com os seus doentes e alunos. Esta homenagem é, pois, inteiramente merecida e justa”.
João Caixado, presidente do Casal Popular da Damaia, associação de solidariedade social à qual António Mourato, desde há cerca de 20 anos presta valiosa colaboração como voluntário, disse que “o professor Mourato é bem o exemplo daquilo que nós, que gerimos um Centro de Dia, defendemos para a chamada “3ª idade”, que é o conceito de “Envelhecimento Ativo”.
Há pessoas que estariam dispostas a gastar rios de dinheiro, pelo “elixir da eterna juventude”, por medicamentos que lhes garantisse uma vida longa e saudável, quando a solução está ao alcance de todos, e é gratuita.
Com 85 anos continua a colaborar com o Casal Popular, animando, todas as semanas, tertúlias literárias, com um papel activo de grande humanista e sendo um exemplo de solidariedade para com os outros.”
António Mourato agradeceu a iniciativa da Associação Vamos à Vila, considerou que a noção de valor é relativa, e que tudo o que fizera na vida tinha uma “marca”, a da terra onde nascera: Montalvão.
Prometeu continuar a trabalhar, pois “parar é morrer” e na forja está já a preparação de um livro sobre poetas populares montalvanenses.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 14/6/2017