12.4.17

POSTAIS DO CONCELHO: A "rapaziada" do Pé da Serra

A imagem é uma foto de foto. O original, segundo julgo, deve estar exposto, com justificado orgulho, na sede do Centro Cultural e Recreativo "Os Amigos" (Pé da Serra).
A foto, comparada com os tempos actuais, diz bem da autêntica razia demográfica por que o concelho tem passado ( e continua a passar, conforme o confirmam os Censos da população).
Na imagem, dos anos 50, podem contar-se 31 crianças, naturais ou residentes no Monte Cimeiro, Vinagra e Pé da Serra. Não sei se a foto pode considerar-se "histórica", isso pouco importará, agora.
Histórico e sem explicação sensível e racional, tem sido o desprezo do poder central pelo interior do país ao longo de mais de meio século, sem políticas que contemplem o emprego, a fixação de pessoas, numa palavra, o desenvolvimento harmonioso do território nacional, como um todo.
O que temos tido e parece acentuar-se, cada vez mais, é um poder dito democrático, paternalista, propiciador de clientelas e de subserviências, antagónico ao natural desenvolvimento de uma cultura de cidadania e participativa.
Pois, já sei, é um "discurso" bonito. Mas, a realidade, nua e crua, está expressa na imagem.
Quantas crianças? Quantos jovens, no nosso concelho e nas freguesias? O que tem sido feito, quais as "estratégias", projectos e planeamento para inverter tal estado de coisas?
No domingo temos aí o festival pimbólico, com "ofertas" de transporte e convite ao voto. O povo quer é música e o melhor é nós irmos cantar para outro lado...
E outro fado!
Mário Mendes