9.4.17

OPINIÃO: Tejo - Hotel Portas de Ródão em Nisa e muita propaganda

Fica-se incrédulo, mesmo após parecer negativo da Agência Portuguesa de Ambiente e CCDR Alentejo, irá arrancar importante projeto nas Portas de Rodão, concelho de Nisa, um Hotel. E quem o anuncia?  Personalidades importantes, visões que extravasam limites. Os senhores presidentes das câmaras ribeirinhas do Alto Tejo e o presidente da região de turismo do Alentejo e Ribatejo! Investidor, vice presidente da Tecnicelpa, um senhor responsável, uma ligação ás industrias das celuloses, promotor do eucaliptal (Celtejo, Navigator, Renova, Caima...).
Tudo dentro da legalidade, claro. Bem vindos projetos para as margens ribeirinhas Tejo, valorize-se tão importante recurso. Mas se tivermos um rio poluído, esgoto das industrias da pasta de, papel de Vila Velha de Rodão, de que servem os investimentos? Falta o essencial, um rio e não um esgoto.
Ai o nosso Tejo tão bonito, tanta água! Charcos enormes de água parada, salobra sem vida, entre Vila Velha de Rodão e a Barragem do Fratel. Não é verdade, amigos pescadores do Arneiro (Nisa), centenas de quilómetros para sobreviver? Não têm que pescar nas barragens do Alqueva e do Maranhão!
Esta é que é verdade, isto ou vamos todos trabalhar para Celtejo, Navigator com alojamento subsidiado pela autarquia local.
Bem-haja ideias para dar vida ao rio que passa na nossa aldeia, mas é para desconfiar, então um projeto, assim desta forma! Com estes intervenientes, precisamente os que têm contribuído, ou que não se têm erguido, para que se chegasse a esta situação calamitosa. Parece que se anda a brincar.
José Maria Moura (AZU)