19.4.17

NISA: Romaria da Senhora da Graça 2017 (Confraternização)















Fui à Senhora da Graça
P´ra fazer a bailarada
Não apanhei par a jeito
Nem cantei a desgarrada.

Eu fui à Nossa Senhora
Para arranjar namorado
Afinal não arranjei
Não era do meu agrado.

Fui à Senhora da Graça
Levei para comer um bolo
Zanguei-me com o rapaz
Porque era muito tolo.

Fui à Senhora da Graça
Entropecei no caminho
Segurei-me a uma giesta
Mas colhi o rosmaninho.

Nossa Senhora da Graça
Tem escadas de cantaria
Gosto imenso de as subir
Até sinto alegria.

Com a saia azul clara
Fui à Senhora da Graça
De cachiné aos pescoço
Dançava-se nesta praça.

Com flauta e harmónio
Fazia-se a bailarada
Nossa Senhora da Graça
De todos é adorada.

Dantes ia tudo a pé
Fazer esta Romaria
Orando na sua graça
É de nós todos a guia.

Fui à Senhora da Graça
Apanhei uma perdiz
Sentei-me a depená-la
Na pedra de D. Dinis.

Fui à Senhora da Graça
Para ser minha madrinha
Ela ofereceu-me o seu manto
Bordado de prata fina.

Fui à Senhora da Graça
De chinelinha no pé
P´ra dança a de dois passos
E a do zumba laré.

Ficaste em Nisa velhinha
Mãe de bens de nossa graça
Dentro da tua ermida
Estás a proteger quem passa.

Nossa Senhora da Graça
Eram sete irmãs queridas
Avistam-se umas às outras
Dentro das suas ermidas.

Ó Nisa encantadora
Não és pobre como dantes
Nossa Senhora da Graça
Protege os emigrantes.

Nossa Senhora da Graça
Está cercada de olivais
Abençoai Portugal
Que é de todos os ideais.

Nossa Senhora da Graça
Mãe de Deus celestial
Dai-nos união com todos
Salvai nosso Portugal!

Maria da Graça Pinto