26.4.17

NISA: Mensagem da CDU no 25 de Abril

O presidente da União das Freguesias de Nossa Senhora da Graça, Espírito Santo e S. Simão, João Malpique interviu na Sessão Solene comemorativa dos 43 anos do 25 de Abril, em nome dos eleitos da CDU - Coligação Democrática Unitária, tendo produzido a comunicação que a seguir transcrevemos.
Senhores eleitos na Assembleia Municipal
Senhores eleitos na Câmara Municipal e nas Freguesias
Caros Concidadãos
Mais uma vez, neste dia 25 de Abril, aqui estamos para falar EM NOME DE ABRIL!
“Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial, inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo.”
Pelas palavras de Sophia de Mello Breyner, renovamos o significado da esperança!
Convictos dos valores de Abril, no momento em que se assinalam os 43 anos de DEMOCRACIA, reafirmamos a confiança de que é possível abrir caminho para o progresso!
Parecia impossível… o feito notável de deixar para trás um dos períodos mais negros da nossa história! Não foi apenas um dia … foi o resultado de lutas e, sob o regime da ditadura, construiu-se o caminho da LIBERDADE!
A madrugada de que fala Sophia não foi um mero acontecimento… foi o resultado de grandes e históricas conquistas no plano local, nacional e internacional. Um grande feito na história contemporânea: foi a FESTA COM A NOSSA GENTE, que Chico Buarque cantou!
Significou o PROGRESSO da sociedade portuguesa!
Saudemos esses homens e essas mulheres que hoje nos permitem estar aqui a comemorar Abril!…
Mas… ONDE ESTÁ ABRIL?
Para além de Trump, para além das ameaças internacionais e da escalada de conflitos em todos os continentes, temos em Portugal, no nosso Concelho, populações mais pobres, empurradas para o desemprego por políticas seguidas por sucessivos governos, pela submissão do país aos interesses internacionais que afundam a economia e endividam o país e pela destituição de direitos sociais!
E perguntamos:  ONDE ESTÁ ABRIL?
Abril não pode servir para invocar a desertificação do interior como responsável pela estagnação e aumento do desemprego!
Abril não pode servir para gritar “viva a liberdade” mas mentir ao povo, aprisionando-o nas grilhetas da ignorância, ocultando a verdade e o direito à informação!
Abril não pode servir para que, nos órgãos máximos do poder local, se insultem eleitos, em nome da liberdade de expressão!
Abril não pode servir para, em nome do povo, haver eleitos que abusam do poder para tomar decisões unilaterais, só …  porque sim!
Abril não pode servir para enganar o povo, com sorrisos e festas, em nome da fraternidade!
Abril não pode servir para dizer democracia, quando na prática se exerce a ditadura!
CONTINUAREMOS O CAMINHO DE ABRIL!
Volvidos que estão quase 4 anos de trabalho autárquico, estamos convictos de que tomámos as decisões que melhor respeitam os interesses dos que acreditaram em nós, porque aqui estamos para os servir, não para nos servirmos:
Zelámos pelo bem estar económico, social e cultural das populações;
Defendemos o funcionamento dos serviços públicos, na área da saúde, justiça e educação;
Defendemos a necessidade da reorganização das freguesias;
Denunciámos injustiças para com os trabalhadores do município;
Apresentámos e aprovámos moções nos órgãos de poder local, apelando à resolução de  problemas ambientais como foi o caso da qualidade das águas do Tejo e pelo encerramento da Central de Almaraz.
Aos que hoje são idosos e que “não tiveram tempo de ser meninos” diremos que merecem o nosso maior respeito e por eles lutaremos para a garantia de dias mais felizes!
Aos que constituem a força de trabalho e viram negados direitos fundamentais, diremos que o povo ainda é quem mais ordena e lutaremos pela dignificação de todas as áreas profissionais, sem exceção!
Principalmente, aos jovens, queremos dizer que lutaremos para lhes dar mais vida neste Concelho, para que não abandonem o sitio onde nasceram, onde cresceram, onde aprenderam e onde querem, naturalmente, viver com as suas famílias, impedindo e invertendo a desertificação a que assistimos e que o Concelho de Nisa não é exceção.
Estaremos sempre do lado certo, do lado dos trabalhadores. É com eles o nosso compromisso! Damos rosto à luta na defesa dos interesses das populações. Hoje, estamos mais fortes, para podermos avançar nesta encruzilhada!
Se há quem apresente 5 milhões de obra feita e paga, propagandeada no jornal regional, também há quem com uma única obra tenha feito um investimento de igual valor, garantido o seu financiamento, obra esta que será o pilar da educação deste nosso concelho e que irá permitir à atual edil utilizar como cartão de visita para receber o Primeiro Ministro no final da semana em Nisa.
Se criarmos a marca É Nisa, é Nosso, valorizamos a nossa terra, mas só faz sentido se a partilharmos e de forma integrada a oferecermos ao mundo na promoção dos recursos endógenos e não ficarmos isolados.
A descentralização e delegação de poderes agora tão em voga foi sempre uma realidade neste concelho, na valorização do trabalho das freguesias dando a possibilidade a investimentos comuns que de forma concertada resolviam o problema das populações. Hoje, estas obras de capital são feitas exclusivamente pelo Município sem auscultar tão pouco os Presidentes de Junta, negando apoios e utilização de recursos que são de todos e só a alguns disponibiliza; será que existe receio de perder o protagonismo?
Há quem tenha ideias! Nós temos um rumo!
Contra a insensatez que conduziu o nosso Concelho ao retrocesso e ao isolamento,
temos sentido de ética e integridade!
Temos espírito de sacrifício, de missão…
Temos espírito de serviço público e a coragem de continuar a acreditar, a agir  e a construir  um Futuro melhor para o Concelho de Nisa!
Porque o Concelho de Nisa merece!
VIVA O PODER LOCAL DEMOCRÁTICO!
VIVA O 25 DE ABRIL!
VIVA PORTUGAL!
VIVA O CONCELHO DE NISA!
Nisa, 25 de Abril de 2017
João Malpique - Eleitos pela CDU na Assembleia Municipal de Nisa