21.4.17

NISA: A caminho da Senhora da Graça











Anda tudo ao contrário... Dantes ia-se a pé à Romaria, alguns, mais “finos” de carroça. Depois veio o automóvel e o transporte público da "Setubalense" dos Belos. Agora, o automóvel chegou em força, a par das “ofertas” de transporte das autarquias. Querem zelar (ou velar?) pela nossa saúde. Mas, a melhor forma de praticar desporto pela natureza e pelo ambiente, investindo na saúde, é mesmo ir a pé, a penantes, à Romaria da Senhora da Graça ou da Senhora dos Prazeres. Não há prazer maior, nesta altura do ano do que contemplar o oceano de cores, a sinfonia de odores e perfumes que nos oferece, gratuitamente, a planície alentejana.
A pé até à Senhora da Graça foi o que fizeram algumas dezenas de caminheiros, autênticos peregrinos, irmanados na sua devoção pela Padroeira de Nisa.
E querem exemplo mais belo, mais puro, de fé e de determinação do que aquele que nos mostrou o senhor Francisco Polido, na juventude dos seus mais de 80 anos, deficiente, mas crente no seu objectivo? Passo ante passo, pacientemente como quem faz uma obra de arte, em fósforos, o ti Xico lá foi, palmilhando a distância entre Nisa a Nova e Nisa a Velha, sorrindo com satisfação, no final da caminhada.
Anda tudo ao contrário... E os últimos foram, de facto, os primeiros. Por aqui deveria ter começado a galeria de fotos sobre a Romaria da Senhora da Graça. Têm, no entanto, uma “virtude”: vão com o tamanho q.b para poderem ser copiadas e passadas ao papel por quem o desejar.
Por amor à Senhora e a todos quantos fizeram deste dia uma memorável jornada de fé e de convívio.
Mário Mendes