19.4.17

DEZ POEMAS PARA O 25 DE ABRIL (4)

Trabalho na agricultura
Trabalhei na agricultura
Sem apoio da nação
Cavando na terra dura
Só enriquei o patrão

Tinha apenas oito anos
Comecei gado a guardar
Meu avô fui ajudar
Foram estes os meus planos
Os meus primeiros exames
Foi esta a minha leitura
Digo a qualquer criatura
Que muito tenho passado
Até eu ser reformado
Trabalhei na agricultura.

Em tempos de Salazar
Tanto que eu trabalhei
Sabe Deus o que eu passei
P´ra nunca nada arranjar
Quando era ao pegar
Logo cedo de manhã(o)
Até à noite ao serão
Sem nenhuma regalia
Trabalhava noite e dia
Sem apoio da nação.

Quinze anos de hortelão
Com pomares de laranjeiras
Eu tive grandes canseiras
Em terras de Montalvão
Mas aquela gente, então
Ali ninguém me censura
Viram a minha amargura
A minha tão grande lida
Ainda ando na vida
Cavando na terra dura.

Treze anos a trabalhar
Para Arnaldo da Luz Pereira
No monte da Falagueira
Tudo para ele aumentar
E quando eu ia ceifar
E a debulhar o pão
Na Herdade do Cotão
Tanto que eu trabalhei
E no fim nada arranjei
Só enriquei o patrão.

José António Faustino