12.3.17

PORTALEGRE: Forte adesão na campanha de dadores de medula óssea


Participação não faltou na iniciativa que teve como fim angariar eventuais dadores de medula óssea. 
A recolha teve lugar a nove de março, na Escola de São Lourenço, e contou com o apoio indispensável do Serviço de Imuno Hematologia do Hospital Doutor José Maria Grande. Sublinhe-se também toda a colaboração demonstrada pela Escola Secundária de S. Lourenço, ao disponibilizar as suas instalações e mobilizar a comunidade escolar. A Associação de Estudantes promoveu a divulgação do evento. Ao todo foram conquistados 147 voluntários na Escola e ainda mais sete no Banco de Sangue do Hospital - números deveras consideráveis.
Apesar da campanha se revestir de uma enorme importância para reforçar a base de dados nacional, o apelo centrou-se na Maria, uma menina de um ano de idade com o diagnóstico de leucemia Mielomonocítiva juvenil. A este “grito de alerta” acorreram muitos jovens de várias escolas, bem como adultos de várias origens. Os representantes da imprensa, além do trabalho importante prestado, ainda aderiram à causa através do pequeno / grande gesto: o estender do braço para a recolha de uma amostra de sangue para análise.
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre congratula-se com a forte adesão a esta campanha de voluntários para eventuais dadores de medula óssea.
A ADBS Portalegre informa que todos os interessados (que ainda não se encontrem registados) podem também dirigir-se de segunda a sexta-feira, no período da manhã, ao Banco de Sangue do Hospital de Portalegre.
Os principais requisitos para ser dador de medula são: ter entre 18 e 45 anos; pesar mais de 50 Kg; altura superior a 1,50 m; não ter recebido transfusões de sangue depois de 1980; ser saudável. E basta levar o Cartão do Cidadão, boa vontade e alegria de poder ajudar a salvar uma vida.