18.3.17

OPINIÃO: ... E Nisa a vê-las passar!...

Os primos dos meus primos
Meus primos também são
Em concursos e mordomias
Os primeiros na classificação
E Nisa a vê-las passar... Como sabem, o  governo apresentou o Programa Qualifica, um plano destinado a formar mais um milhão de adultos portugueses até 2020 e que vem substituir o programa Novas Oportunidades, programa esse desenvolvido nos antigos Centros de Novas Oportunidades. Para isso, foram abertos concursos para novos centros a implantar pelo país. Como os nisenses se lembram e um dos eleitos da Assembleia Municipal fez questão de relembrar, na sessão realizada na 2ª feira de Carnaval (que meteu burros e outras minudências), a Escola Secundária de Nisa tinha um Centro Novas Oportunidades que parou a sua actividade (como todos os outros) na vigência do governo do Passos Coelho. Agora que se reinicia seria de esperar uma atitude proactiva da Escola Secundária, tentando recuperar "aquilo" que já teve e seria justo continuar, entre outros factores, até pela situação geográfica do concelho de Nisa.  Surpreendidos ficámos com a divulgação feita no  facebook (o palco digital onde se movimenta a imensa galeria fotogénica da nova edil superstar) informando de que estão abertas as inscrições para a qualificação em Nisa, de Adultos e no âmbito do programa Qualifica. Finalmente!, pensei, temos uma iniciativa de jeito nesta terra. Mas logo de imediato veio o desencanto. As inscrições seriam feitas através de uma "sucursal" de um centro de....Elvas (Escola Secundária D. Sancho II). Elvas? Não pode ser, questionei! Não me digam que também já aqui anda o Mocinha Leaks! Ná. Tem de haver outra explicação para tão inesperada como assombrosa iniciativa. O Centro do IEFP em Portalegre, da amiga ex-deputada, não servia e muito mais perto? Há aqui mistério! E, claro, cheguei lá! É preciso pacificar a família desavinda, tentar garantir com antecedência o maior número de votos, seja com florinhas e beijinhos, às mulherzinhas, seja com fatos feitos à medida. Campanha eleitoral antecipada e paga pelo Zé Povinho.
Anteriormente, havia o "aparatchik"; agora ganha notoriedade o "aparatchok", o aparelho de primos e primas que aconselham a estrela do nosso firmamento municipal, a gastar os míseros cêntimos que sobraram do mandato esbanjador da outra senhora.
Pelo terceiro ano consecutivo e vigésimo quinto intercalado, a autarquia nisense está representada  na Bolsa da Treta da Lameirancha, com uma torre altaneira, a tentar vender o empreendimento termal e publicitar a tapada da queijeira. É muita poeira para quem dizia não ter tusto, só ter herdado dívidas e não ter sido capaz, em mais de três anos e meio, fazer uma única candidatura aos programas de financiamento que outras autarquias vizinhas aproveitaram.
Mas, vai valer-nos o D. Sancho, não o Povoador, de um concelho cada vez mais despovoado, mas o Piedoso, ciente da quantidade de burros que existem no território concelhio e a precisarem, com urgência, de uma lavagem à cabeça. Sancho, tende piedade deste cantinho tão pouco prendado...
Liquidou-se a ADN, arrasou-se a Etaproni, o Curso de Termalismo emigrou para as rosetas rosas do Crato, tudo em nome das Pessoas Primeiro, dos Nisenses Primeiro, que não é mais do que uma mistificação: o retomar das PPP.
Não as Parcerias Público Privadas, de tão bom "sucesso" para a família socrática. Mas o ciclo das PPP (Propaganda Presidencial Permanente, porta-a-porta, florinha a florinha).
O concelho não só estagnou como está moribundo. Algumas iniciativas que lhe dão alguma vida têm a marca de entidades e associações particulares.
A Câmara falida, herdada sem vintém e repleta de dívidas, tem, no entanto, arcaboiço financeiro para financiar o pimbalhismo televisivo reinante e promover o folclore eleitoral. Ao que chegou o poder local, dito "democrático".
Nisa, Primeiro? O tanas!
Mário Mendes