15.3.17

ATLETISMO: Bruno Paixão e Lídia Pereira vencedores da 25ª Maratona “Ciudad de Badajoz”

O portalegrense Bruno Paixão, a representar o Beja Atletismo Clube e a nisense Lídia Pereira, atleta do CDR da Granja – Trutas do Mau (Castro Daire) foram os grandes vencedores da 25ª edição da Maratona “Cidade de Badajoz” disputada no passado domingo, como damos conta através do registo da EFE
O português Bruno Paixão, do Beja A.C., venceu pelo terceiro ano consecutivo a maratona "Ciudad de Badajoz", terminando com um tempo de 2 horas, 26 minutos e 27 segundos.
Após Paixão chegou o pacense Carlos Rodríguez Caldera, do Atletismo Badajoz, com uma marca de 2:30:48, e em terceiro ficou o também português Mihail Panayotov Lalev, do Sport C. de Braga, com 2:32:47.
No feminino, a vencedora foi a atleta lusa Lídia Pereira, do Trutas do Mau, com um tempo de 3:04:27, seguida de Tina María Ramos, com 3:08:01, e Begoña Benegasi Álvarez, com 3:18:09.
Tanto Carlos Rodríguez Caldera como Tina María Ramos recolheram o prémio "Tina María Ramos", estabelecido nesta edição, para os primeiros classificados estremenhos.
A 25ª edição da maratona contou com a participação do grupo de 120 sapadores da Brigada Mecanizada XI de Bótoa, que fizeram toda a corrida com o seu traje de campanha, botas e mochila às costas.

Poucos minutos após o começo desta prova, na qual participaram 625 dos 654 atletas inscritos, deu-se início à III Meia Maratona "Ciudad de Badajoz", com 746 atletas inscritos.
A vitória na meia maratona foi para o atleta pacense Genaro Pizarro Nogales, com um tempo de 1 hora, 15 minutos e 15 segundos. seguido do também pacense David Calo Román, com uma marca de 1:16:30, e em terceiro ficou Francisco Feijoo Vázquez, com um tempo de 1:16:36.
A vitória no feminino foi para a portuguesa Marion K. Exconde Mangrobang, com um tempo de 1:24:57, seguida de Mari Cruz Parra Morcillo, de Don Benito (Badajoz), com um tempo de 1:31:52, e em terceiro a atleta basca Begoña Armentia Velar, com 1:36:00.
O autarca de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, entregou ao corredor Elías Chavete Barroso uma insígnia de prata da Fundação Municipal de Desporto como reconhecimento de ter participado nas 25 edições da maratona "Ciudad de Badajoz".
EFEMérida12 mar 2017
Lídia Pereira, uma nisense na “alta roda” do Atletismo 
“É uma mulher alentejana, nascida em Nisa e moldada para a vida e para o desporto em terras da Beira Alta. É uma “quase” desconhecida no panorama do atletismo nacional, mas o seu currículo de atleta impressiona, não apenas pelo número de títulos e recordes, mas porque aos 45 anos, esta professora de educação física em Viseu, continua a dar mostra de uma humildade e perseverança que faz dela um dos grandes exemplos de mulher e desportista”, escrevíamos, na entrevista publicada pelo “Alto Alentejo” em Dezembro de 2012.Durante os últimos quatro anos e perto de atingir o meio século de vida, Lídia Pereira continuou a competir ao mais alto nível, conciliando a sua actividade profissional e familiar com a dedicação ao atletismo.Em Maio passado sagrou-se vice-campeã no Campeonato da Europa de Veteranos e no dia 5 de Março, em Mira, obteve o título de Campeã Nacional de Corta-Mato longo, no escalão F45.
Depois de ter representado clubes como o Boavista FC e a Casa do Povo de Mangualde, entre outros, Lídia Pereira veste agora as “cores” do Clube Desportivo e Recreativo da Granja – Trutas do Mau (Castro Daire) continuando a fazer aquilo de que mais gosta: praticar atletismo e correr os quatro cantos do país e da vizinha Espanha, onde o seu nome, como aconteceu este fim-de-semana em Badajoz, é considerado uma referência.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 15/3/2017
Fique a conhecer melhor Lídia Pereira in https://jornaldenisa.blogspot.pt/2012/12/a-flor-da-pele-lidia-pereira-uma.html