31.12.16

Poetas da Nossa Terra (I): José António Faustino (1)

Pensamentos
Quando eu a pensar me ponho
No passado e no que vem
Depois dum sonho outro sonho
De tantos que a vida tem

Aonde é que está sorte
A sorte onde está ela
Andamos à procura dela
Para encontrar a morte
E não há nada que corte
Este mal tão medonho
Que nos não faz ser risonho
Com as pessoas avança
Meu sentido não descansa
Quando eu a pensar me ponho

Deus que a todos nos criou
Ele é o nosso amiguinho
Mas ali num instantinho
A nossa vida acabou
Ali tudo terminou
No cemitério, além...
Outro destino não tem
Ali tudo vai findar             
Eu ando sempre a pensar
No passado e no que vem

Quando a gente está contente
Com saúde e compreensão
De repente vem a aflição
A vida é um momento
É isto que a gente sente
Eu digo e não me envergonho           
E tudo o que eu suponho
Na vida sempre a cismar
Tantas vezes a sonhar
Depois dum sonho, outro sonho.

A vida amargurada
Sempre à procura da sorte
Onde quer se encontra a morte
Aí fica a vida acabada
O correr não vale de nada
Não dá prazer a ninguém
Amigos reparem bem
Eu vou explicar bem a fundo
Há tantos sonhos no mundo
De tantos que a vida tem.

José António Faustino