14.11.16

CRIME AMBIENTAL: Rio Tejo um esgoto

AZU denuncia em Comunicado situação de catástrofe ambiental
Continuamos na mesma, o que vieram os deputados da Comissão de Ambiente fazer pelo Tejo acima desde Lisboa? Onde pára o Ministro do Ambiente? Denúncias, exposições, manifestações, tantas acções de cidadãos e cidadãs anónimos, dos partidos políticos, do SEPNA, o poder económico contínua imparável, incorrigível e insensível, disposto a acabar com o Tejo, a fazer deste esgoto. Onde está o poder local, que é feito das Câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão? Não há respeito pelos pessoas que tirem o seu sustento do rio, por milhares de cidadãos que vivem a jusante das Portas de Ródão?
Na sexta-feira da tarde do dia 11 de Novembro, milhares de lagostins tentaram sair da água e refugiar-se nas margens do rio Tejo no Cais do Arneiro, Freguesia de Santana, Concelho de Nisa, fugindo à imensa mancha negra com origem nas indústrias de VV de Ródão. Segundo alguns pescadores e populares, o cheiro era horrível e, no sábado dia 12, a mancha já se alongava para mais de 1,5km para jusante do referido cais, confirmando-se o pior, milhares de lagostins morreram “sufocados” nas armadilhas que são o único sustento para algumas famílias nesta época do ano.
Na tarde do Domingo, dia 13 de Novembro, populares descreveram que no cais de Vila Velha de Ródão estava a efectuar-se a maior descarga que há memoria com origem na empresa Celtejo. A mancha negra recuou para junto da tomada de água da citada empresa, numa situação inédita. Também aqui milhares de lagostins procuram refúgio nas margens, com falta de oxigénio na água.
Há cerca de uma semana e meia que as descargas se têm agravado, tornando-se visível nos concelhos de Vila Velha de Ródão, Nisa, Gavião, Mação e Abrantes. Segundo os pescadores e populares, a empresa Celtejo, é a responsável, argumentando com o facto das águas do rio Tejo, a montante do do cais de Vila Velha de Ródão estarem límpidas razão que leva alguns pescadores do Arneiro, a colocarem aí as suas gaiolas, salvaguardando assim os lagostins das descargas sucessivas da referida empresa.
14-11-2016
Núcleo da AZU Associação Ambiental do Alto Tejo