13.10.16

HISTÓRIA: A tauromaquia na vida dos nisenses

É mais um documento histórico, este a verde, na altura a "cor da moda". O cartaz ou programa tem mais de 50 anos e nele residem diversas curiosidades dignas de registo. Reporta-de o programa a uma "Grandiosa Vacada" por ocasião da Feira Anual em Santa Eulália. O promotor (ou, modernamente, o empresário) do evento taurino foi o nisense António Maria Pinheiro, na altura na plenitude dos seus vinte e poucos anos, cheios de vida e destemor. Uma vocação, quem sabe, que se perdeu, quer como empresário tauromáquico quer como "bandarilheiro" ( atentem no programa lá está novamente o nome António Pinheiro) neste caso, a como acompanhante dos "espadas" e cabeças de cartaz Joaquim Castilho e José Terrinca (El Terrinca), famoso "diestro" de Póvoa e Meadas.
Ao espectáculo taurino abrilhantado por uma Banda de Música, não faltou, sequer, a actuação dos dois ranchos folclóricos da vila de Nisa: o Rancho Típico das Cantarinhas (adulto e infantil).
Ao António Maria Pinheiro, promotor deste grandioso espectáculo e de divulgação da nossa terra, há 50 anos, vou pedir-lhe que nos traga outras "relíquias" como esta. 
A história faz-se de documentos e estes ainda perto no tempo, têm condão de fazer despertar recordações e a nostalgia de outros tempos.