2.8.16

NISA: Postais do Concelho - O Senhor Gabriel

Era uma figura típica de Nisa, o senhor Gabriel. Lembro-me dele, ainda criança, quando com outros companheiros de brinca, tomávamos de "assalto" o amplo terreiro da capela de S. Pedro, na rua que devia ter mantido esse nome antigo e que um presidente da Câmara para pagamento de favores políticos, mudou a seu bel prazer para Rua Capitão Vaz Monteiro. O Estado Novo estava cheio de capitães e coronéis da "situação" e a memória histórica das cidades, vilas e aldeias, pouco ou nada contava para esta gente formada para guerrear e reprimir. Falemos do senhor Gabriel, que nada tem a ver com estes desencontros toponímicos. O senhor Gabriel trabalhava, na altura, para o senhor Dr. Garcia, o doutor veterinário, e à casa de aspecto senhorial que ainda hoje ali está defronte do "jardim infantil", recolhia todas as manhãs, em certa época do ano, o senhor Gabriel, com uma carreta carregada de nabos e outras verduras. 
Destinavam-se às vacas leiteiras que o doutor veterinário possuía e mal pressentíamos a carreta, as brincadeiras, fossem o jogo do pincho, da bola ou da pata, eram de imediato suspensas para preparar o "ataque" à carreta dos vegetais. E que bem sabiam as cabeças de nabo, descascadas ali mesmo, no terreiro da capela, que era o nosso "quartel" de todas as brincadeiras.
A capela de S. Pedro foi demolida em 1970. O espaço foi desanexado do domínio público e ocupado por instalações hoje pertença da Misericórdia.
O senhor Gabriel mudou de patrão e foi trabalhar para a Câmara, sendo um dos pioneiros da "modernização" da recolha do lixo urbano, feita ainda em moldes rudimentares, com um tractor e reboque "a céu aberto". Alegre e sempre bem disposto, não fosse ele "Gabriel", era uma figura popular que hoje aqui e através desta foto, recordamos.