23.7.16

Ginasta com raízes nisenses é uma das melhores do mundo na especialidade de tumbling

Chama-se Raquel Pinto. É atleta, ou melhor, ginasta da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. Com pouco mais de vinte anos já conhece os palcos das principais competições internacionais onde, em representação de Portugal tem conquistado medalhas e títulos a um ritmo verdadeiramente imparável. Como aconteceu no dia 10 de Julho, no mesmo dia em que Portugal se sagrou campeão europeu de futebol. O futebol, o espectáculo, mas, sobretudo, o negócio de milhões, centrou os holofotes nesta competição e deixou passar, sem a honra e o brilho que mereciam, as excepcionais prestações das ginastas portuguesas que competiram na Taça do Mundo de Trampolins, realizada em Coimbra. Foi lá que Raquel Pinto, bisneta do saudoso farmacêutico, Aniceto Ferreira Pinto, de tão gratas memórias e do não menos saudoso comerciante José Mendes Louro, conquistou a Medalha de Prata para Portugal.
Facto e desempenho para que nos alertou pessoa amiga e visitante atento do "Portal de Nisa". Urge dizer (e confessar) que não conhecíamos Raquel Pinto, pelo menos a sua relação directa e familiar com a vila de Nisa, tendo até assistido, via RTP2 a grande parte das provas realizadas em Coimbra.
Depois, o desconhecimento deu lugar à admiração. Não apenas pelo seu currículo desportivo - impressionante para quem tem pouco mais de 20 anos - como pelo número de provas e títulos internacionais para as quais Raquel Pinto contribuiu, mas, principalmente, por se tratar de uma jovem muito bonita e com as feições que eu já "conhecia" e que me fez viajar 50 anos atrás. Estão ali - que me desculpem os progenitores - os traços essenciais, marcantes, da sua avó.
Vamos acompanhar com mais assiduidade as prestações de Raquel Pinto. Os seus títulos e as suas desilusões (porque estas também acontecem no desporto e na vida) o seu trabalho (e quão difícil será conciliar estudos com uma modalidade e especialidade tão exigente) o seu desempenho de ginasta e desportista serão também, a partir de agora, acontecimentos de todos nós, nisenses, que vibramos com o fulgor e o sucesso dos nossos conterrâneos, ainda mais quando estes são obtidos vestindo as cores de Portugal. 
Sem prejuízo de um trabalho de maior destaque sobre esta figura destacada da Ginástica e do Desporto português, com Raízes Nisenses, sublinhe-se, deixamos a notícia da sua mais recente participação em provas internacionais, bem como algumas fotos e um vídeo para que possam perceber tanto a beleza dos movimentos de Raquel Pinto como a preparação e exigência do Tumbling, uma disciplina que "requer reações dinâmicas, consciência espacial, coordenação, força e coragem. Os exercícios não ultrapassam mais que alguns segundos. Porém, requerem vários anos de preparo para se atingir a precisão dos saltos."
Parabéns, Raquel Pinto! O teu exemplo como jovem e desportista merece ser apontado e valorizado. Fazemos votos para que muitos jovens o percebam e possam seguir!
Prata e bronze para Portugal na Taça do Mundo de Trampolins
O Coimbra Gym Fest chegou ontem ao fim com as finais da Taça do Mundo de Trampolins. Após três dias de festa na cidade do Mondego, as atenções estavam agora todas viradas para o desempenho dos atletas portugueses que se apuraram para as finais da competição. E Portugal conquistou duas medalhas, uma de prata e outra de bronze, ficando também Ana Rente muito perto de subir ao pódio. Raquel Pinto foi a 2.ª melhor na prova de tumbling feminino ao contabilizar 65,500 pontos, apenas superada pela russa Anna Korobeinikova que somou 67,900, enquanto o pódio foi completado pela francesa Lea Callon (64,600). Foi o primeiro grande momento da tarde com a portuguesa a receber uma forte ovação do público presente.
NR: Raquel Pinto tem 18 anos e não "pouco mais de 20", como escrevemos, erradamente, no início. Erro de que nos penitenciamos e do qual pedimos desculpa.