4.7.16

CULTURA: Morreu Camilo de Oliveira

Segundo fonte familiar, o actor morreu no sábado às 20:10 em Lisboa. Tinha 91 anos
De acordo com a referida fonte, haverá lugar a uma cerimónia religiosa na próxima terça feira na Basílica da Estrela.
Camilo Venâncio de Oliveira nasceu a 11 de Agosto de 1924 em Buarcos na Figueira da Foz.
Nasceu nos camarins do Teatro do Grupo Caras Direitas, localizado em Buarcos, na altura o único teatro existente no concelho da Figueira da Foz.
Em finais de Setembro de 2012, houve rumores da sua morte, um boato que os jornais se apressaram a desmentir. Faleceu a 2 de Julho de 2016, aos 91 anos de idade, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde estava internado na unidade de cuidados paliativos devido a cancros na próstata e nos intestinos.
Camilo estreou-se na companhia itinerante da família com apenas nove anos. Depois saiu da Figueira da Foz para Lisboa em busca de uma carreira. A sua primeira revista foi "Lisboa é Coisa Boa" em 1951.
Durante a sua vida, contracenou com diversos artistas, como por exemplo Beatriz Costa, Raul Solnado, Vasco Santana, Ribeirinho, entre outros mais contemporâneos.
Entre 1995 e 2009, protagonizou várias séries cómicas onde o protagonista tinha sempre o seu nome mas com apelidos diferentes de série para série. Esse personagem assumia vários estilos de vida, porém sempre na linha da comédia de peripécia. Foram ao todo, sete as séries, seis das quais exibidas na SIC e, uma na RTP1.
Em relação ao teatro, Camilo de Oliveira fez 47 revistas à portuguesa.
Editou "Camilo de Oliveira - As Regras da Minha Vida" onde relata uma carreira de décadas.
Desde o fim das gravações de "Camilo, o Presidente" que, o actor se reformou definitivamente.
Esporadicamente concedeu entrevistas a talk-shows; a última das quais dada a Manuel Luís Goucha, no seu programa "Você na TV!", na TVI, do dia 03 de Abril de 2015.
in Hardmúsica