1.6.16

Indignação e revolta face ao funcionamento do Canil e Gatil Municipal de Portalegre

Recebemos, hoje, uma dezena de mensagens, todas com o mesmo teor, enviadas por pessoas do Porto, Rio Tinto, Lisboa e Sesimbra, nas quais manifestam a sua indignação e revolta face a algumas situações ocorridas no Centro de Recolha Animal Canil e Gatil Municipal de Portalegre.
Exmos. Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Nisa, Crato e Portalegre,
Venho por este meio expor a minha indignação perante os métodos de controlo da população de animais errantes/abandonados/ perdidos que persistem no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE e que alegadamente ocorrem com a conivência de todos, quer sejam autarcas ou veterinários municipais.
Recentemente, ocorreu uma situação lamentável, denunciada pelo GRUPO NISAPETS – GRUPO DE ATIVISMO ANIMAL. Este grupo foi informado que tinha dado entrada no supracitado centro de recolha um canídeo. Foi pedida ajuda a este grupo no sentido de encontrar um adotante, o grupo divulgou o animal e quando contacta o CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE, o animal tinha sido abatido, 8 dias depois de aí dar entrada.
É chocante que as autarquias continuem, em pleno Séc. XXI a persistir em métodos absolutamente desadequados, ineficazes e totalmente desprovidos de ética, para resolverem os problemas relacionados com a sobrepopulação de animais. Sabe-se hoje que tais métodos, além de serem absolutamente desadequados e antiéticos, são também totalmente ineficazes, uma vez que não resolvem o problema na raiz, fazendo-o perpetuar.
É obrigação dos municípios envolvidos seguirem as tendências e as ciências atuais e para tal, urge abandonar as práticas atualmente aplicadas e substituí-las por outras comprovadamente eficazes e ÉTICAS, neste caso através da aplicação de programas CED (Captura, Esterilização e Devolução) no caso dos gatos, e da esterilização e posterior encaminhamento para adoção responsável de cães.
Sei que, por vezes, no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE, nem chegam a ser cumpridos os 8 dias estipulados por lei.
Tomei conhecimento de uma situação de um cão sénior que deu entrada no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE, depois de ser recolhido pela veterinária municipal do Crato, que se encontrava em substituição da colega de Nisa, quando esta última gozava as suas férias. O cão foi enviado com ordem para abate imediato, justificada pelo facto de ser um cão sénior. Isto é inadmissível e fere a própria legislação, uma vez que o prazo estipulado na lei, serve para que o tutor possa reclamar o seu animal, assim, se eu perder um animal sénior no distrito de Portalegre, corro o risco de já não o encontrar no canil 2 dias depois de ter sido recolhido pelo CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE.
Neste distrito são também recorrentes os relatos de episódios que envolvem maus tratos a animais, relatos na primeira pessoa de quem mata os seus próprios cães, de pessoas que afogam à nascença ninhadas de cães e gatos em baldes com água. Todos sabem que estes alegados crimes se cometem diariamente, as forças policiais, os autarcas, os veterinários municipais, as populações residentes. No entanto, os alegados crimes sucedem-se sem que haja qualquer intervenção por parte das autoridades competentes.
É da competência das autarquias promover programas de sensibilização e informação junto dos seus munícipes, não permitindo este atraso civilizacional por parte das populações do interior.
Já BASTA de fecharmos todos os olhos à tentativa de permanecer no passado por parte de certos municípios, BASTA de sermos todos coniventes com práticas bárbaras, BASTA de incompetência e falta de ética.
BASTA DE ABATES no CENTRO DE RECOLHA ANIMAL CANIL E GATIL MUNICIPAL DE PORTALEGRE!
BASTA de incumprimentos à lei à vista de todos sem quaisquer consequências!
Assinam esta mensagem de Revolta e Indignação: Elisabete Feitoria, Anabela Antunes Costelas, Teresa Sousa, Nilza Pacheco, Joana Almeida, Liliana Salvador, Teresa Carvalho, Miquelina Martins, Eduarda Ferraz e Josy Dantas.