21.5.16

SINDICAL: Cumprida a Semana de Luta, também, no Norte Alentejano

No distrito de Portalegre, os sindicatos filiados na CGTP-IN, responderam à convocatória lançada pela central sindical para a realização de uma Semana Nacional de Acção e Luta em defesa do emprego com direitos, dos serviços públicos, das 35 horas semanais e da contratação colectiva.
Além da mobilização de trabalhadores e estruturas sindicais para as acções nacionais em Lisboa, no dia 17 dos trabalhadores da administração local e no dia 20 dos trabalhadores do sector dos resíduos e dos trabalhadores da administração pública, foram realizadas várias acções de contacto e de protesto nos locais de trabalho do nosso distrito.
O Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) promoveu uma banca de recolha de assinaturas em defesa da escola pública na Praça da República em Portalegre no passado dia 16 de maio, juntando-se a muitas dezenas de outras bancas constituídas com o mesmo propósito por todo o país.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) dinamizou uma acção de protesto, também no dia 16 de Maio, em frente à Camara Municipal de Portalegre, exigindo a imediata assinatura do Acordo Colectivo de Entidade Pública (ACEP) naquele município, para a reposição das 35 horas semanais sem adaptabilidade nem bancos de horas e dos 25 dias de férias.
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do Sul (SITE/SUL) contactou com os trabalhadores da Hutchinson de Campo Maior com documento próprio e fez chegar um pendão para assinalar a semana de luta e as razões da sua convocação à Evertis, em Portalegre.
O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços conduziu várias acções de contacto com os trabalhadores em locais de trabalho por todo o distrito, desde grandes superfícies comerciais até às mais pequenas, passando pelo sector da economia social.
As acções iniciadas nesta Semana Nacional de Acção e Luta são para continuar nos locais de trabalho e na rua, no sentido da melhoria das condições de trabalho no distrito e da defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e das suas famílias.
Portalegre, 20 de Maio de 2016

O Depº de Informação da USNA/cgtp-in