30.4.16

OPINIÃO: Minas Ibéricas de Urânio: um perigo para o ambiente e um risco para as populações

Tem uma longa estória a luta contra a mineração de urânio no nosso país. Ainda nos anos 70 do século passado grupos ecologistas, com 1ªs páginas de jornais denunciavam os riscos para a terra e as populações, assim como é óbvio para os trabalhadores dessas, das minas da Urgeiriça.
Desde o seu encerramento um forte movimento de ex-trabalhadores, com a presença relevante e incansável de António Minhoto, tem lutado continuamente pelo ressarcimento e direitos desses e suas famílias assim com a reabilitação destas terras devastadas.
Em Nisa, desde o final dos anos 80 que a tentativa de abrir um estaleiro tem esbarrado com a população local, grupos ecologistas e também o apoio solidário do movimento dos ex-mineiros da Urgeiriça.
O urânio é uma das pontas destapadas do ciclo de ruína e degradação da nuclear, que hoje aqui ao lado em Almaraz nos coloca, cada dia que passa em maior risco.
O nosso Ministro do Ambiente está, todavia, descansado.
 E também está descansado ou desinformado sobre o projecto de abertura de uma zona de mineração  de urânio em Salamanca, Retortlillo, a poucos Kms de Portugal.


Um projecto rodeado de fumos de corrupção, envolvendo um ex alto funcionário (do então Ministro da Agricultura e  actual comissário da Energia Arias Cañete), que assessorou a empresa titular a Berkeley perante a Comissão Europeia que deu um parecer favorável  a este. Conhecemos casos destes...muitos...
Pois a  Audiência Nacional ( Procuradoria)vai estudar a legalidade do licenciamento dado que sendo uma instalação nuclear de 1ª (nela será feito o enriquecimento) deve ser  o licenciamento feito pelo intervenção do Estado e com uma declaração de impacto ambiental!
E para essa, para o estudo, deve ser tida em conta a posição e o envolvimento do Estado português, seja porque a emissão de rádio-isotopos não conhece fronteiras, seja pela possível contaminação dos friáticos desta zona.
Andará o nosso ministro desinformado ou continua com a mesma confiança que também tem em relação a Almaraz?
Dia 11 de Junho em Cáceres este será também um dos temas em discussão.
Fechar Almaraz, pôr fim ao ciclo nuclear, defender a sustentabilidade e o ambiente!
Aos 28 de Abril de 2016
António Eloy, membro do Movimento Ibérico Anti-nuclear ( M.I.A.)