16.3.16

José Reisinho Serra: Uma Exposição em louvor de Nisa

 José Maria Reisinho Serra é um artista autodidacta. Começou a pintar numa idade em que muitos começam a desistir dos sonhos e das vivências. Reformado, José Maria procurou uma actividade que lhe ocupasse os tempos livres e lhe desse a liberdade de voar e dar curso à imaginação.
Começou a esboçar, primeiro timidamente, depois com mais vigor, retratos pintados das ruas e património da vila. Redescobriu, ao fim de mais de 60 anos, a vila onde nascera e onde sempre viveu. Abalançou-se a ir mais além; focou-se nas gentes, nos rostos das pessoas, nas figuras, profissões e trajes de um tempo que já passou mas permanece, como imagem fiel, na sua memória.




Tem até ao final de Março, na Biblioteca Municipal de Nisa, a sua segunda exposição naquele espaço de cultura. São duas dezenas de quadros, variados, de cores expressivas, que tanto mostra aspectos da vila, como traços fundamentais da sociedade portuguesa. Estão lá o fado, as touradas, a solidão da velhice, a amizade, numa exposição a que nenhum visitante fica indiferente.
Um dos quadros, subdividido em dois, tal a extensão da foto - talvez a mais antiga  de Nisa – que deu origem à pintura, mostra o Rossio da Vila no século XIX.
Por ele se pode “ver” a idade do velhinho eucalipto, de tantas histórias e memórias, com mais de 125 anos.
São muitos os motivos para recomendar uma visita a esta Exposição. Mas como dizia S. Tomé, o melhor é ir “mesmo ver como é!”.
Mário Mendes