15.3.16

ALENTEJO À MESA: Vamos fazer um petisco

 Cabeça de borrego com arroz de vinagre (Nisa)
Cozem-se as cabeças dos borregos só com sal. Refoga-se cebola, alho, azeite e salsa e junta-se água onde as cabeças cozeram. Deixa-se ferver e deita-se o arroz.Depois de cozido rega-se com vinagre a gosto. Um bom tinto da região de Portalegre é acompanhamento indicado.Para rebater aconselha-se um chá·de fel-da-terra bem quente. É divinal.
***********
 Açorda de bacalhau
Ingredientes (4 pessoas)


4 postas de bacalhau
1 dl de azeite
4 dentes de alho
1 cebola
1/2 pimentão verde
4 tomates (médios)
1 ramo de poejos
Pão a gosto
Batatas a gosto
Sal q. b.
Preparação - Num tacho, deitam-se os temperos (azeite, alhos, cebola, pimento e tomates), deixam-se refogar bem. Junta-se o bacalhau e, quando estiver refogado, cobre-se com água. Assim que esta levantar fervura, deitam-se as batatas, cortadas em rodelas. Deixa-se cozer tudo, com o tacho tapado. No final da cozedura, apaga-se o fogão e junta-se um raminho de poejos ao caldo. Serve-se acompanhada de sopas de pão.
Sugestão: Nesta receita, pode utilizar-se a corvina em substituição do bacalhau. Teríamos, nesse caso, caldo de corvina.
************
Sopa de Cação (ou Alhada de Cação)
Para 6 pessoas


Ingredientes: 2 kg de cação (12 postas), 6 dentes de alho,1 folha de louro, 2 dl de azeite, 2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de pimentão, colorau, 2 colheres de sopa de vinagre, 1 molho de coentros, sal e pimenta, água a ferver.
Preparação
Pica-se o alho muito miudinho e frita-se rapidamente no azeite com o louro e um molhinho de coentros. Junta-se o peixe previamente arranjado e temperado com sal grosso, e deixa-se dourar de ambos os lados em lume forte. Numa tigela, mistura-se o colorau com o vinagre, a farinha, a pimenta e um copinho de água. Rega-se o cação com esta mistura e volta a lume brando, sacudindo levemente o tacho, para cozer a farinha. Acrescenta-se água a ferver (cerca de 1 litro) e coentros picados. Deixa-se ferver tudo durante 3 minutos e serve-se imediatamente sobre fatias finas de pão duro.
Um bom vinho alentejano (branco ou tinto) dará ainda um outro primor a este acepipe. Experimente!