2.1.16

GAVIÃO: Ponte de Belver encerrada ao trânsito


Arrancam já as obras de reabilitação e reforço estrutural da centenária Ponte Metálica de Belver na Estrada Nacional 244, em Gavião, que implicam um investimento de cerca de dois milhões de euros, suportado pela Infraestruturas de Portugal.
A intervenção tem como objetivo a reabilitação, reforço estrutural, a pavimentação e o alargamento do tabuleiro, que vai permitir a criação de uma faixa de rodagem de 6 metros e passeios dos dois lados com 1,2 metros.
Serão também executados trabalhos de limpeza geral da ponte, reparações na estrutura metálica e nas juntas dos pilares e encontros, a substituição de elementos danificados e a colocação de enrocamento no leito do rio em torno dos pilares. O prazo de execução da obra é de 300 dias.
A intervenção na ponte sobre o Rio Tejo, que liga Gavião a Belver, no distrito de Portalegre, era para ter sido iniciada em 2012, mas devido à rescisão do contrato entre a empresa adjudicatária da obra e a então denominada Estradas de Portugal os trabalhos não se chegaram a iniciar.