31.12.15

NISA: Memória(s) da Corrida de S. Silvestre (1)




Num desfolhar de livros e papéis, alguns bastante antigos e que teimamos em guardar, encontram-se, por vezes, algumas preciosidades (para muitos sem qualquer valor) mas que ajudam a reconstituir um pouco da história de Nisa e do concelho, em diversas áreas.
Esses programas e recortes de jornais - que não deixam de ser documentos - aqui disponibilizados dizem respeito a iniciativas de carácter desportivo, concretamente, à popular Corrida de S. Silvestre.
De entre o espólio que estamos a tratar, outros documentos verão a luz do dia (outra vez) depois da sua utilização inicial. Servem, por um lado, como elementos de ajuda para reconstituir a história local e por outro, para termos noção de que ainda não há muitos anos, a vila e o concelho tinham vida própria, iniciativas e dinamismo, muito para além daquilo a que se convencionou chamar "apoio institucional", apoio e colaboração que, sendo útil e indispensável, não deve substituir, nem muito menos submeter, as organizações populares de base.