12.12.15

NISA: As primeira eleições autárquicas (Dezembro 1976)

Em 12 de Dezembro de 1976 realizaram-se as primeiras eleições para as Autarquias Locais (Câmaras, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia) após o derrube do regime fascista e a instauração da democracia.
A nível nacional, no distrito de Portalegre e em Nisa, o Partido Socialista foi o grande vencedor, tendo conquistado, no que respeita ao agora designado Norte Alentejano, a presidência de 12 das 15 câmaras municipais. O distrito de Portalegre foi, aliás, aquele em que os socialistas tiveram a maior expressão eleitoral, tanto em número de mandatos, votos e percentagens. 
Recordamos estas primeiras eleições para os órgãos do poder local, tanto pela efeméride (12 de Dezembro) como pelo facto de, no próximo ano se completarem 40 anos sobre a instauração da democracia local, de ano para ano e de mandato para mandato, cada vez menos democrática e cada vez mais tecnocrática e pessoal.
PS conquista Câmara, Assembleia Municipal e sete das dez Freguesias
Tal como no distrito, o  Partido Socialista foi o grande vencedor e com votação esmagadora (que não voltaria a repetir) nas principais autarquias do concelho.
Elegeu António Pires Bento como presidente da Câmara e mais dois vereadores; elegeu Arménio de Almeida como presidente da Assembleia Municipal e conquistou a presidência das Juntas de Freguesia de Alpalhão, Amieira do Tejo, Arez, Espírito Santo, Senhora da Graça, Santana e S. Matias.
A FEPU - Frente Eleitoral Povo Unido que integrava o PCP, MDP/CDE e FSP elegeu um vereador, dois deputados municipais e conquistou a presidência das Juntas de Freguesia de Montalvão e S. Simão, esta através de um Plenário de Eleitores.
Nas primeiras eleições autárquicas (1976) diversas foram as candidaturas de cidadãos eleitores ou de independentes no distrito e a nível nacional. No concelho de Nisa, foi Tolosa a "estrear" esta forma de candidatura fora dos partidos e que anos mais tarde haveria de ganhar outra projecção. A lista de Tolosa ganhou, com maioria absoluta, a presidência da Junta e da Assembleia de Freguesia.
O primeiro executivo municipal saído de eleições livres ficou assim constituído, para administrar a autarquia durante o mandato 1976- 1979:
* António Pires Bento (PS) - Presidente
* Manuel Vences Cordeiro (PS) - Vereador
* Júlio de Almeida Pires (FEPU) -    "
* Anselmo Semedo Louro (CDS)     "
* Francisco Pereira Trindade (PS) -  "


Deixamos, para registo histórico e curiosidade dos interessados, alguns quadros retirados quer da Wikipédia, quer do site da CNE. Faltará aqui registar o nome de todos os presidentes de Junta de Freguesia do nosso concelho, eleitos nesse acto pioneiro do poder local português, o que só não fazemos por nos faltar o nome de um dos eleitos. A breve prazo, prometemos corrigir esta anomalia. 
As eleições autárquicas portuguesas de 1976 foram realizadas a 12 de Dezembro.
Foram as primeiras eleições para eleger os órgãos locais, depois, da Revolução dos Cravos. Nestas eleições foram eleitos 304 presidentes de câmara municipais, 5135 deputados municipais e, cerca, de 26 mil deputados para as assembleias de freguesia.
Os resultados destas eleições deram a vitória ao PS, que conseguiu, cerca de 33% dos votos, apesar de, ter empatado com o PPD em número de presidentes de câmara: 115. De realçar, também, a abstenção, que rondou os 35%, número alto, tendo em conta, que, nas eleições legislativas portuguesas de 1976, a abstenção foi de, aproximadamente, 16%.