23.10.15

NISA: Subsídios para a História da Imprensa Local (1)







Em 13 de Abril de 1995 surgia no concelho, o quinzenário regional "Notícias de Nisa". Propriedade de Francisco Narciso, que era também o director e tendo como chefe de redacção João Patrício, o jornal afirmava-se como "uma voz viva na defesa dos interesse vários da nossa região. De Nisa, das suas gente se da diáspora. Em Outubro desse ano, o jornal passaria a mensal
Na curta vida como quinzenário (entre Abril e Outubro), o "Notícias de Nisa" abordou diversos temas polémicos desde os conflitos e as relações políticas na Câmara de Nisa, que atingiram o seu ponto mais alto com a demissão de um dos vereadores da maioria camarária, à vida agitada da Misericórdia de Nisa e os conflitos entre Irmãos que culminaram com a "expulsão" de 24 membros da irmandade por parte do Tribunal Eclesiástico, sem esquecer as polémicas à volta das cerimónias da Semana Santa e os conflitos laborais na Escola do Convento em Nisa.
Há 20 anos, as pessoas - mal ou bem - ainda discutiam questões e problemas que julgavam dignos de discussão e de clarificação. Hoje, pelo contrário, vão aceitando tudo de bom grado - quantas vezes a contra gosto - para evitarem "chatices" e o envolvimento na resolução de problemas.