25.8.15

PEREIRO (Mação):Festa das Ruas Enfeitadas até domingo

A aldeia do Pereiro, em Mação, que se apresenta como "capital das ruas enfeitadas", aguarda mais de 20 mil pessoas entre terça-feira e domingo para admirarem as ruas todas enfeitadas com flores.
A Festa das Ruas Enfeitadas, que decorre anualmente naquela aldeia do distrito de Santarém, em Honra de Nossa Senhora da Saúde, vai contar este ano com vinte ruas e largos enfeitados com as mais variadas flores, tendo a organização destacado à Lusa a "novidade da montagem de uma gigante flor da esteva", com seis metros de altura e 30 de largura, no Largo do Arraial, o maior do Pereiro de Mação.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Pereiro, António Maia, disse que a envolvência popular "foi enorme" e que este ano "serão muitas as novidades".
Diz ainda António Maia que aldeia de somente 150 habitantes, recebe nesta altura a população ausente que vem participar nas festas, e visitar familiares e amigos.
"Contamos ter este ano cerca de 20 mil visitantes para a nossa Festa das Ruas Floridas, uma iniciativa cultural e religiosa que a associação quer que seja classificada como Património Cultural Imaterial Nacional, estando a recolher documentos e testemunhos de suporte ao processo".
Para isso, estão a ser recolhidos documentos e testemunhos, com o apoio e a colaboração da Câmara de Mação e do Museu Municipal de Mação. O objectivo é a classificação não só das ruas enfeitadas, como também da romaria em honra de Nossa Senhora da Saúde.
"Depois de obtermos o estatuto de "capital das ruas enfeitadas", publicado oficialmente no dia 10 de Maio de 2013, se conseguirmos o reconhecimento desta manifestação religiosa e cultural, como sendo um Património Cultural Imaterial Nacional, teremos oportunidade de recorrer a outros apoios que nos permitam assegurar a continuidade de uma tradição secular", defendeu Maia.
Com a festa, a aldeia vai ter, a partir de terça-feira, "jardins suspensos", numa tradição que remonta à época em que vivia da recolha da resina e dos pinheiros.
As festas terminam no domingo com a secular romaria a Nossa Senhora da Saúde, cuja procissão tem a particularidade de o andor ser transportado por 16 pessoas que, em momentos difíceis da vida, fizeram essa promessa, contou António Maia.

 Zita Ferreira Braga in www.hardmusica.pt