29.8.15

NISA: A peça do mês

Os Bombeiros Voluntários de Nisa estão prestes a comemorar 100 anos de vida. A Associação foi fundada em Outubro de 1916, meses depois de se terem iniciado os treinos de Bombeiros ministrados por pessoal da Corporação de Portalegre.
Ao longo dos anos, sempre a Câmara dedicou atenção aos Bombeiros de Nisa, de acordo com as suas limitadas capacidades financeiras e nos anos 30 do século passado, face à crise administrativa por que passava a Associação, tomou mesmo a iniciativa de torná-los "Municipais" ficando a pertencer à autarquia a responsabilidade pela gestão dos nossos bombeiros.
A carreta reboque que escolhemos para a "peça do mês" é quase um ex-libris da prestigiada corporação e pode ser admirada na entrada principal do quartel. Damos a notícia da sua aquisição, há 70 anos, deste importante equipamento, hoje convertido em peça museológica. 
Sessão da Câmara de 11 Janeiro de 1945  - Carreta reboque para os Bombeiros Municipais 
"A Câmara deliberou adquirir à Casa H. Vaultier uma carreta reboque pela quantia de 5 mil escudos a fim de se poder utilizar uma moto-bomba já anteriormente comprada."
Já antes, em sessão de 28 de Setembro de 1944, a Câmara mostrava-se preocupada com o facto de os Bombeiros não disporem ainda de uma sirene (sereia, como vem designada na acta da sessão), situação que procuraram, de imediato, resolver.
" Em virtude de se verificar que ainda não foi ratificada a deliberação da Câmara de adquirir uma sereia (sirene), já paga pelas ordens nº 632/637 para alarme em caso de incêndio ou outro qualquer sinistro, deliberou por unanimidade ratificar tal decisão."
Uma carreta reboque e uma sirene, coisa pouca, quase insignificantes nos tempos de hoje e de extraordinária importância em meados do século passado.
Mário Mendes