26.7.15

MÚSICA: Pedro Rufino em destaque no Jornal do Fundão

Pedro José Rufino Mendes Toucinho, professor na Academia de Música e Dança do Fundão, natural de Nisa, “tomou um café” com a jornalista Lúcia Reis do “Jornal do Fundão” e fez, para os leitores daquele semanário regional, uma sinopse do que tem sido a sua actividade, desde que aos 11 anos iniciou a aprendizagem na Sociedade Musical Nisense, primeiro com o clarinete, depois com a guitarra.
Foi ainda em Nisa que percebeu que queria ser músico profissional, contando com a compreensão dos pais que não lhe colocaram entraves. Fez os estudos secundários e o Conservatório em Castelo Branco, tendo depois rumado ao Porto onde frequentou a Escola Superior de Música. Concluiu a licenciatura em guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do prof. António Jorge Gonçalves. Em 1996 rumou à Cova da Beira após o convite para leccionar na Academia de Música e Dança do Fundão, que dava então os primeiros passos..
Na altura, revela Pedro Rufino, a aprendizagem da música ainda era um pouco elitista. Tinha meia dúzia de alunos na aula de guitarra e hoje é o instrumento com maior procura. (ver gráfico).
No Fundão, em 2000, criou com outros colegas a Orquestra de Guitarras, um projecto pioneiro em Portugal, e mais tarde o projecto Guitarrafonia, de abrangência regional e que envolve além da AMDF os Conservatórios de Castelo Branco e Guarda.
Pedro Rufino tem um percurso artístico com actuações por todo o país, com destaque para o 3º Festival Internacional de Guitarra (Tomar) e a nível internacional, salientando-se a participação nos festivais internacionais de Novosibirsky (Rússia), Varsóvia (Polónia) Domingos Martins (Brasil), país onde foi convidado pela Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música para um concerto em Petrópolis.
Pedro Rufino é o director artístico e membro do júri do concurso internacional para jovens guitarristas do Fundão, membro do conselho pedagógico e coordenador das classes de conjunto na AMDF, desempenhando ainda o cargo de professor de guitarra no Conservatório de Música de Ourém/Fátima.
Da conversa com Lúcia Reis, não constam alguns destes dados biográfico, que apenas facultamos para um melhor conhecimento do professor e do guitarrista nisense, bem como outros retirados do site da Academia de Música e dança do Fundão, uma instituição cultural exemplar e pioneira, principalmente a nível do interior, nascida no seio da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
Homem de mil e um projectos, Pedro Rufino não poupa algumas críticas aos objectivos actuais do sistema de ensino, deixando no final uma mensagem que, sintetiza a sua filosofia de acção: “O mais fascinante de tudo isto é a possibilidade de continuar a aprender até ao fim.
O relato integral está na edição desta semana do “Jornal do Fundão”, de que deixamos uma imagem. Aproveitem-na!
Mário Mendes
Instituição cultural pioneira no interior

 A Academia de Música e Dança do Fundão nasceu no seio da Santa Casa da Misericórdia do Fundão no ano de 1994 como um Projecto de sensibilização dos jovens para as artes, tendo já no início a adesão de 106 alunos. O passo seguinte foi então o reconhecimento da Academia pelo Ministério da Educação a 6 de Dezembro de 1996. Presentemente, com Autonomia Pedagógica, são ministrados cursos de Iniciação, Básicos e Complementares. 
Esta Academia, embora jovem, tem tido um papel decisivo no Desenvolvimento Cultural da Região intervindo em actuações públicas através de Concertos, Intercâmbios, Audições, Ciclos Musicais.
Em paralelo e no resultado de uma parceria com a Câmara Municipal de Penamacor criou-se nesse Concelho uma secção da Academia. No ano lectivo de 2004/2005 foi criada a Orquestra de violinos: “½’s Violinos”. Inicialmente começou na Freguesia de Benquerença tendo-se alargado em 2005/2006 à Freguesia de Aldeia do Bispo e agora também em Penamacor e no Fundão.
Em resultado de todas estas actividades a Academia é responsável pelo ensino artístico a mais de 400 alunos dos quais cerca de 50 estão na Secção de Penamacor.

São de realçar os já tradicionais concertos do dia mundial da música, de Natal e de final do ano lectivo onde há a participação não só dos alunos como também dos professores integrantes da Academia e também os espectáculos de Dança, o “Estágio de orquestra juvenil de Cordas”, o Concurso Internacional “Cidade do Fundão” (para jovens Pianistas, Guitarristas e Violinistas). No presente ano, 2013, foi criada uma nova variante no concurso: “Canto”.
Os alunos da Academia têm participado em diversos Concursos Internacionais de Música realizados em Portugal, Espanha, França, Polónia e Rússia onde foram galardoados com mais de 100 prémios.
Na diversidade destas acções procuramos enriquecer sempre os nossos alunos alargando os seus horizontes no campo das artes.