3.5.15

OPINIÃO: Despedida a um amigo que partiu

MANUEL
Não pude acompanhar-te, prestar-te como amigo, desculpa-me, família, pois nascendo na Rua da Fonte da Pipa, era assim que se designava, deslumbrava-me… ficava encantado a ouvir-te com tua linda voz a acompanhar a concertina cujo sons, música e canto mal passava a garagem do Senhor Carrilho, ou a loja do Senhor  António Tigelinha, ou do Senhor Correia… se ouvia claramente, depois de passar a casa  dos teus avós maternos, a Senhora Ana e o Senhor Abel, quási em frente da casa onde nasci.
Não pude prestar-te a homenagem que merecias, acompanhar a tua última viagem física.
Que linda voz a tua Manuel!
Disseste-me a mim perante o sorriso de meu padrinho, com quem costumavas passar o tempo numa boa  suecada ou num disputado dominó.
A uma pergunta brejeira…..E a gaita Manuel?....
Que não tocavas há muito e de insistindo eu na brincadeira , veremos se me é capaz de dizer não num certo acto em dia a combinar uns acordes ou músicas que lembrem a nossa meninice
Manuel com o teu desaparecimento físico esvai-se um pouco da glória, da sã alegria  da nossa rua que tu com tua música e voz mantinhas em nível elevado.
Ainda me lembro da figura do teu que partiu tão cedo, apesar de menino vi-te em sofrimento  e da luta impressionante para saber de ti, prisioneiro na Índia, das tuas querida mãe, tua sogra, tua querida mulher… Num desespero enorme!
Como se não bastasse teres perdido o teu pai tão cedo!
Manuel, não tenhas medo…!
Apesar das nossas, permite-me também as minhas lágrimas, não mais desesperos, não mais dores, não  mais medos, desesperos ou aflições, ou gritos porque a tua bondade, a tua presença entre nós foi exemplo, que foste um exemplo, justifica, meu bom, meu distinto amigo este enorme respeito pela tua pessoa e pelo grande artista que desaparece.
Manuel, e voltas a precisar da música que nunca esqueceste para celebrar com tantos amigos que reencontraste… Não digas que não precisas da tua concertina meu amigo!
A tua enorme alegria que retomas! Há-de celebrar-se à volta do canto e da alegria com tantos amigos que começam a chegar nesse comboio cheio de pessoas amigas que te espera,.
Adeus e obrigado meu bom amigo!... Empobrece-se  a minha Rua sem ti, mas olha por ela, para que se arranje como  antes no nosso tempo que se esfuma.
Abraço Fraterno a toda a tua família do sempre amigo,
João Castanho