9.5.15

BOMBEIROS DE NISA: A notícia da sua fundação

O semanário nisense "As Férias" noticiava, na edição de 17 de Setembro de 1916 e como acima se mostra, a criação dos Bombeiros Voluntários de Niza. Há muito que tínhamos conhecimento deste jornal que, supomos, ter sido o primeiro a ser publicado em Nisa. Foram publicados vinte números nos anos de 1916 e 1917 e só em Setembro do ano passado (2014) tivemos acesso ao conjunto de exemplares de "As Férias".
Por sua vez, o 1º número do  "Jornal de Nisa" saiu a público em 21 de Janeiro de 1998, ou seja, sete anos depois da data em que foi criada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nisa que substituiu a Corporação de Bombeiros Voluntários e Municipais até aí existente.
Não se conhecia e só muito mais tarde veio a saber-se da existência de inúmeros documentos - em grande parte depositados nos arquivos da Câmara Municipal - que atestavam a criação dos Bombeiros de Nisa, em 1916, ou seja 21 anos antes da data até então tomada como a "oficial" (1937).
Os elementos da Comissão Instaladora, que eu próprio integrei, não podiam conhecer o que não era do conhecimento público (nem privado) logo, não podiam tomar de ânimo leve, uma decisão respeitante à data de fundação que, a ser tomada, com conhecimento de causa, seria, forçosamente, de ânimo pesado, pensada e reflectida.
O actual presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Nisa, sabe isso, mas, usando de má fé, vem responder em local impróprio e diferente dos sítios (internet e jornais como o "Jornal de Nisa" e Alto Alentejo") onde os mesmo têm sido dados à luz, desde há mais de dez anos, sentindo-se incomodado com textos que não visam nem nunca visaram a sua pessoa (basta dizer que é presidente da direcção dos Bombeiros apenas desde Janeiro de 2015), antes procuram apenas e tão só que seja reposta a verdade e a justiça.
Os Bombeiros Voluntários de Nisa vão fazer 100 anos de vida! Já o escrevi e comprovei vezes sem conta; já o escreveu e comprovou por A+B o Dr. José Dinis Murta; igualmente apresentou nos serviços dos Bombeiros, há já alguns anos, um dossier com os documentos disponíveis, o senhor Tomás Mariano, entretanto falecido, solicitando, do mesmo modo, o reconhecimento de um acto que é de toda a justiça. E, acrescente-se, o senhor Tomás Mariano, não pertencia à Comissão Instaladora que de "animo leve"  aceitou a data de 1937 como a da criação dos Bombeiros.
Não pretendemos qualquer polémica acerca deste assunto. Queremos apenas e tão só a verdade e o reconhecimento da idade dos nossos Bombeiros. Aliás, nem sequer e ao contrário do que afirma o presidente da direcção da AHBVN temos dado demasiada ênfase ao assunto. O texto publicado no dia 7/5/2015  no "Portal de Nisa" remonta a Maio de 2007. Há um outro, mais completo e recente, publicado o ano passado no semanário "Alto Alentejo" (À Flor da Pele - Bombeiros de Nisa: Honrar a história ou apagar a memória?) a que os seguidores do blog podem aceder clicando na figura colocada na coluna do  lado direito e no qual com diversos detalhes se faz mais luz sobre os primeiros anos de existência dos Bombeiros de Nisa. O título, tal como foi publicado era bem mais "provocante" e exigia uma resposta ou uma tomada de posição dos responsáveis dos Bombeiros, que nunca aconteceram.
Tal como nada disseram ao longo destes anos sobre os artigos que foram sendo publicados sobre o assunto.
Temo que, do mesmo modo, em mais de dez anos, nunca tivessem "mexido uma palha" sobre uma questão tão importante na vida da instituição.
Mas, escreve-se e publica-se que " todos os contributos para repor a história dos Bombeiros de Nisa é sempre de acarinhar". Como? Pedindo licença a Suas Excelências, a quem de direito. 
E, por que não divulga, publicamente,  a direcção dos Bombeiros, todas as diligências feitas ao longo destes anos para repor, junto das entidades competentes,  a verdade histórica, o reconhecimento da data de fundação da Corporação?
Por mim, continuarei a escrever sobre este tema, com verdade e sem má fé, sem atribuir a outros, actos e atitudes que não tiveram, visando, única e exclusivamente, que a justiça seja reposta e os nossos Bombeiros possam, legítima e publicamente, comemorar no próximo ano o 1º CENTENÁRIO DA SUA FUNDAÇÃO.
Mário Mendes