9.4.15

OPINIÃO - Senhora da Graça: A primeira que o povo de Nisa amou

 “Poucas vezes aquela mãe consoladora deixa de os atender “…na órbita de Nossa Senhora da Graça: apesar de implantada no espaço territorial da Nisa antiga, a fé dos nisenses na virgem padroeira  atravessou os tempos desde o arranque da Nisa a Nova – a Corte das Areias pujante de vida no seu arranque  e hoje à espera de  novos empreendedorismos  e do regresso da criatividade, da obstinação participativa de muitos jovens motivados, com a maturidade reconhecida do seu elevado senso moral prático e amor pela nossa gente que não descurarão, acreditamos e esperamos, pela vida  fora.
Os anseios em título que se podem explicitar melhor como sejam cuidados de saúde mais completos, acesso a educação adequados no nosso concelho podem parecer uma miragem, mas almeja-se possível uma melhoria significativa, e bem assim novos empreendedorismos, se a melhor parte dos nossos jovens se congregarem à volta da nossa terra, numa partilha  de méritos recíprocas com disposição para partilhar os louros individuais, factor fundamental para o sucesso.
Falo pois de motivação e força emocional no que estarão com certeza melhor preparados do que estivemos nós, sempre  demasiado preocupados com respeitos humanos.
Peço e espero da juventude da minha terra uma energia  nova e o poder das vossas novas ideias para pressionar e mudar para  melhor a realidade actual.
Gente que abraçado um lugar de destaque não se sinta  elite, mas sinta que servir é um bem supremo. (Jorge Bergoglio - O Verdadeiro Poder é Servir, fls 369).
Nisa, terra nobre, sede de concelho, determina múltiplas situações de relevo ao lado dos Concelhos limítrofes, dominada pelo Santuário de  Nossa Senhora da Graça.
O povo de Nisa sente e vive o milagre e por ele louva o Senhor, constrói seus templos. 
Perpetuando  na construção do Santuário de Nossa  da Graça, no ponto mais alto da Nisa Antiga, apontando para o Céu, na glorificação suprema do Altíssimo.
Nossa Senhora da Graça! O primeiro e principal templo de Nisa a Velha  é o da Nossa Madrinha, a Virgem da Graça…dominando assim todas as outras  igrejas  que dela se avistam
Assim como o precioso título da Graça predomina sobre os Outros, porque se invoca a Santíssima Virgem que o habita… Falam dela com muita devoção Frei Agostinho de Santa Maria no Santuário Mariano , pág. 95 da Memória Histórica da Notável Vila de Nisa, de Motta e Moura, (...) ” e é inexplicável a   devoção, a fé e o entusiasmo  que há por ela  em todas estas populações em roda que ali concorrem. .É invocada promiscuamente em todas as ocasiões de dor e perigo: nas doenças…salva os enfermos; nas demandas… salva os pleitos; nas viagens conduz os viajantes; no mar… salva os navegantes; nos trabalhos…remedeia; nas dores...mitiga; nas calamidades…acode; na fé…sustenta.”.
Aos jovens nisenses engrandece-os com Tua Presença  e conserva-lhes o fervor  face à  prova inabalável do culto à Senhora da Graça  comprovada pela não interrupção de tantas gerações de nisenses, e bem assim são provas dos imensos benefícios, as lembranças (mãos, pés, corações e demais objectos  em cera, simbólicos) de agradecimentos e os quadros expostos.
Senhora da Graça, Mãe e Madrinha nossa e de tantos nisenses de tantas gerações que muitos por iniciativa dos seus pais  tomaram o seu nome e apelido .
Senhora da Graça que raro é o dia em que está sozinha no seu Templo  pois “ as famílias de maior distinção e nobreza, as mais formosas e gentis donzelas, os mais elegantes mancebos, os maiores talentos, a esperança da pátria, ali vão em penitência... Poucas vezes aquela Mãe Consoladora  deixa de os atender”.
VÓS SOIS ESSE TEMPLO!  
6 de  Abril de 2015
João Castanho