17.2.15

Nisa recebeu o Dia Diocesano do Acólito






O Dia Diocesano do Acólito foi este ano celebrado em Nisa, no dia 14 Fev 2015, com o tema: Ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” com a Palavra e a Eucaristia.
Presentes centena e meia de adolescentes e jovens, acompanhados pelos seus animadores e alguns párocos, vindos dos cinco Arciprestados da Diocese.
Pelas 9h30 começaram a chegar à Praça em frente do Cine-Teatro de Nisa os carros, carrinhas e pequenos autocarros com os Acólitos e seus animadores. Depois da sessão da Abertura com a presença do Pároco de Nisa e da representante da Presidente da Câmara Municipal de Nisa, iniciou-se o Dia com a animação a cargo do Grupo de Acólitos de Carvoeiro e Belver.
Depois a formação em sintonia com a festa de hoje em Roma, investidura de novos cardeais, pois o tema deste ano foi a Catequese feita pelo Papa Francisco aos Acólitos Alemães em número de 50.000 no passado dia 05 Ago 2014, na Praça de São Pedro, com quatro respostas sobre o que a comunidade cristã espera dos Acólitos e desafiando-os à vivência do bom uso da liberdade para serem verdadeiros protagonistas na Igreja. No contexto desta formação, foi feita a oração inicial orientada pelo Pároco de Alcains e alguns dos acólitos dessa paróquia.
Seguiu-se a partilha espontânea de diversos testemunhos que alegrou quem os comunicou e quem alegremente os escutou, referindo-se por fim a sintonia da resposta do Papa Francisco com o tema do Plano Diocesano que estamos a viver, quando te disse: «Só cumprindo a vontade de Deus conseguiremos realizar o bem e ser luz do mundo e sal da terra!»
O almoço foi partilhado com sopa, sumos, fruta e doces oferecidos pela comunidade de Nisa. Viveu-se um momento de alegre partilha e de grande convivência.
De tarde, em dois locais alternadamente – Cine-Teatro e Igreja do Calvário – dois momentos orientados pelo P. Nuno Silva e pelos Pré Seminaristas sobre a vocação e pela Irmã Manuela do Coração de Maria de Portalegre sobre o Ano da Vida Consagrada.
Depois o início da Procissão de entrada para a Igreja Matriz onde foi concelebrada a Eucaristia, como “cume e fonte” da vivência deste dia, presidida por D. Antonino Dias, Bispo Diocesano que na Homilia, partindo das Leituras da Liturgia da Palavra desafiou os Acólitos a permanecerem fiéis ao serviço litúrgico que agora exercem e «não abandonem como infelizmente outros fazem à medida que vão crescendo; nós, partindo da comunidade, temos o dever de testemunhar a fé no ambiente em que vivemos; portanto, continuem a servir com perseverança e sem abandonar».
Feitos os agradecimentos pelo Secretariado à Câmara Municipal e ao Pároco e às pessoas da comunidade que com ele colaboraram na preparação deste Dia e pelo Bispo Diocesano ao Secretariado de Liturgia, seguiu-se a Oração do Acólito que foi rezada por todos «num só coração e numa só alma», depois de distribuída por todos pelos Acólitos de Nisa em estampa preparada com a fotografia da Senhora da Graça como lembrança deste dia, preparando a recepção da bênção.
Na despedida «até à próxima», fez-se presente “alguma cacimba que foi engrossando” como que a confirmar a “chuva de graças” para quem marcou presença e participou na experiência deste dia.
in www.diocesedeportalegre.pt