18.1.15

NISA VIVA: Saiu a público a edição nº 26 - Dezembro 2014

Saiu a público a edição o nº 26 da “Nisa Viva” – revista de cultura e desenvolvimento local -, respeitante a Dezembro de 2014.
O Quintal da Festa é o tema central desta edição, com interessantes artigos e fotos, antigas, desta tradição de origem árabe, num número em que destaca também o artesanato de Nisa e o cante alentejano, elevado a Património da Humanidade.
A História da Ermida de Santo André num artigo (conclusão) de José Dinis Murta, e a Inauguração da Iluminação Eléctrica em Nisa, são dois textos sobre a história local, a que se junta a secção Gente, com um artigo (saboroso) de João Pinheiro sobre o seu avô “Candeia Acesa”.
A Nisa Viva evoca e homenageia o nisense João Manuel Polido Lopes Mourato, falecido no passado mês de Novembro, e “levanta o véu” sobre a próxima grande conferência promovida pela associação, tendo como conferencista o prof. Freitas do Amaral e que terá lugar num dos sábados de Abril. Revelação é, também, a notícia de que o Menir do Patalou irá (finalmente) ser levantado. Para esse fim decorrem conversações entre a Câmara de Nisa e diversas entidades, sendo de esperar que a iniciativa se realize no próximo Verão.
Os habituais espaços de Notícias, ViváVida e as Cartas do Dr. Fadagosa, integram esta edição da Nisa Viva, cuja capa reproduzimos.

Boa leitura!