22.12.14

NISA: Dezembro de 2000- Grande animação desportiva

 GDRC de Tolosa - Campeão distrital de 2ª Divisão - 1999/2000
 Em Dezembro de 2000 o concelho de Nisa tinha três equipas a competir no campeonato distrital de seniores da AFP: Nisa e Benfica, GDR Alpalhoense e GDRC de Tolosa. A estas juntava-se a equipa de seniores de futsal do Nisa e Benfica, a disputar o campeonato nacional da 3ª divisão – série B, após ter disputado e vencido o respectivo campeonato distrital.
No campeonato distrital de futebol, ao Nisa e Benfica e Alpalhoense, clubes habituais nestas “andanças” juntava-se o nóvel Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Tolosa que sucedera ao Grupo Desportivo da Sociedade Filarmónica de Tolosa.
O GDRC de Tolosa ascendeu à 1ª divisão distrital após vencer o campeonato distrital da 2ª divisão na época 1999/2000.


Havia, na altura, diversos clubes a disputar os campeonatos distritais, muitos mais do que actualmente, situação que obrigou a AFP a organizar duas provas distintas, 1ª e 2ª divisão distritais, o que era também um factor de nivelamento das provas de seniores.
Com o decorrer dos anos clubes como o Alegrete (regressou mais tarde), Póvoa e Meadas, Foros do Arrão, Elvenses, Avisenses, Tramaga,Arenense, Castelo de Vide, o próprio Campomaiorense, Portalegrense, Estrela (regressou esta época através de patrocinadores estrangeiros) deixaram de competir a nível de futebol sénior, agrupando-se todas as equipas numa só divisão e campeonato, ainda assim bastante exíguo e pouco exigente.
Alguns desses clubes optaram pelos escalões de formação ou, a nível de seniores, voltaram a competir nos distritais de futsal, modalidade menos dispendiosa quer em termos de custos quer, sobretudo, no recrutamento de atletas.
Dos três clubes do concelho, actualmente, o Nisa e Benfica participa nas provas da AFP em três escalões de formação (benjamins, infantis e iniciados); o Alpalhoense tem apenas em actividade e esporádica o Núcleo de Veteranos e do GDRC de Tolosa não mais tivemos notícias. Em Tolosa, o gosto pelo futebol foi “reacendido” nos escalões de formação pela APTOS – Associação de Pais de Tolosa, enquanto em Nisa e dinamizada pela Inijovem tem havido, com sucesso, participações nos campeonatos regionais de andebol. Isto para além do ténis de mesa e da pescas desportiva, modalidades onde a associação tem alcançado apreciáveis êxitos.
 Os tempos que correm são de "vacas magras". Os jovens e menos jovens olham com esperança, para outras latitudes e horizontes. Poucos são os que ficam e resistem. Há cada vez mais dificuldade em recrutar crianças e jovens para a prática do desporto.
A Câmara anunciou, recentemente, a intenção de proceder à beneficiação do campo de jogos D. Maria Gabriela Vieira e a implantação de um piso sintético, a exemplo do que dispõe recintos desportivos em todo o distrito.
A melhoria de equipamentos pode fazer surgir, esperamos, o gosto pelo futebol e a médio prazo a constituição de equipas de seniores que sejam a natural sequência de um processo de formação no qual os clubes têm investido sem dele tirarem o indispensável aproveitamento.