14.11.14

NISA: Morreu o Engº Polido Mourato

«Um homem grande com um coração do tamanho do homem», assim descreve João Manuel Lopes Polido Mourato um dos seus muitos amigos, o Pe.Américo.
E quem conhecia o Engº. Mourato sabe que ele era assim, um homem muito grande e muito bom.
Nos últimos anos a diabetes foi-lhe destruindo a vida, mas permanentemente acompanhado, tratado e acarinhado pela esposa, a professora enfermeira Lurdes Fonseca Agostinho.
João Manuel Mourato faleceu na quinta-feira, dia 6, em Portalegre, aos 70 anos, e o corpo seguiu para a sua terra natal, Nisa, onde esteve em câmara ardente e o enterro se realizou na sexta com acompanhamento de grande número de amigos que lhe quiseram prestar uma última homenagem.
Polido Mourato, que ficou órfão de pai em criança, foi forcado, fez o curso da Escola Agrícola, especializou-se em engenharia florestal, trabalhou em Montalegre e em Viseu e veio depois para Portalegre, tendo entre outras missões a gestão do Fundo de Fomento Florestal e ascendendo mais tarde a director dos Serviços Florestais.
Entre os muitos alegretenses (e não só) que trabalhavam no perímetro Florestal quando o Estado fazia a gestão do seu/nosso património, só contava com amigos, porque os trabalhadores gostavam mesmo dele.
Foi colaborador da FAO e do Banco Mundial, e já depois de reformado esteve ligado ao ensino profissional nas Escolas de Alter, Nisa e de Montargil, e à gestão de projectos agro-florestais, mas a doença obrigou-o a parar.
Durante 15 anos pertenceu ao Escuteiros e durante 10 anos foi Chefe do Agrupamento
142 do Corpo Nacional de Escutas (Portalegre) onde muito contribuiu para a formação de muitas crianças e jovens.
À esposa, aos seus três filhos e a toda a família, AA apresenta sentidas condolências de um bom homem e de um bom amigo.•

“Alto Alentejo” – 12/11/2014