26.8.14

Dominados os incêndios de Nisa e Pampilhosa da Serra




Vistas do incêndio entre Montalvão e Póvoa e Meadas - 21,15h (Cortesia de Elisabeth Laré)
Os dois incêndios estavam activos desde o início da tarde de segunda-feira. Centenas de operacionais continuam no terreno.
Está dominado o incêndio que esteve activo no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, desde as 15h00 de segunda-feira. As chamas estiveram perto da localidade de Montalvão.
Apesar da área ardida ainda não ter sido contabilizada, o Comandante Belo Costa disse à Renascença que este incêndio "evoluiu com grande violência", atingindo grandes proporções e consumindo vários hectares de mato, floresta e pasto.
"Neste momento decorrem as operações de rescaldo e vigilância vão durar todo o dia, com o apoio de 255 efectivos e 81 veículos", indica.
Ao início da madrugada, os bombeiros conseguiram também dominar as chamas em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
Este fogo começou pela hora do almoço de segunda-feira e chegou a mobilizar mais de 500 operacionais, incluindo bombeiros de Lisboa, Porto e Guarda, que foram chamados para reforçar o dispositivo.
"O pior já passou", disse à Renascença o comandante Carlos Tavares, do Centro de Operações de Socorro de Coimbra. "Estamos quase a entrar em fase rescaldo, com 284 operacionais e 93 veículos ainda no terreno".
"Tivemos algumas populações em perigo, mas não se regista qualquer dano físico ou material", garante o comandante Carlos Tavares.
Durante a tarde, as chamas, atiçadas pelo vento que soprava com intensidade, estiveram na rota de várias aldeias e levaram à evacuação parcial e temporária da localidade de Foz do Ribeiro, na freguesia de Cabril.
 Fonte: Página 1