20.6.14

PORTALEGRE: Bloco de Esquerda contra o Encerramento de Escolas

COMUNICADO
"O governo PSD/CDS quer avançar novamente para mais encerramentos de Escolas, indo para além do estipulado (regra dos 21 alunos mínimo). Depois de, ter encerrado estações de CTT, valências na área da saúde, postos da G.N.R. e com as repartições de finanças na mira, pretende agora prejudicar as crianças do nosso Concelho, colocando o ónus na decisão camarária.
No dia 18 de Junho de 2014 em Portalegre, a Câmara Municipal de Portalegre comunicou a sua oposição ao encerramento de escolas. Pais, associações de pais, sindicalistas, professores, autarcas e representantes de partidos políticos, marcaram presença na manifestação de protesto contra o encerramento de Escolas no Concelho de Portalegre.
Estão em causa as Escolas de Alagoa, Alegrete e de Vale de Cavalos que a fechar, iriam prejudicar gravemente estas populações e em especial as suas crianças, as quais seriam obrigadas a desgastantes deslocações, representando isso mais gastos e perda de qualidade no ensino.
Não estamos perante reforma nenhuma e todas as entidades presentes, se manifestaram contra, pelo que, o Bloco de Esquerda considera que o Ministério da Educação não tem legitimidade para encerrar estas Escolas. Estamos perante uma medida meramente economicista à margem de uma verdadeira reorganização escolar e com impactos bastante negativos.
Numa altura em que se fala de coesão nacional, desertificação e envelhecimento da população, as palavras têm que fazer sentido com a realidade e o Governo, no lugar de esvaziar o interior, deve, ao contrário, promover medidas de descriminação positiva para inverter o processo destrutivo que assola o Alto Alentejo.
O Bloco de Esquerda apela a todas as forças políticas, instituições, associações, sindicatos, população e autarcas que se unam contra estas medidas. Devemos estar todos unidos na defesa da população, no acesso à Educação e não permitir que destruam mais o nosso Concelho."
A Coordenadora Concelhia de Portalegre do Bloco de Esquerda
Portalegre, 19 de Junho de 2014