7.6.14

Apresentação do livro “Nisa – Corte das Areias”



Na Biblioteca Municipal de Nisa teve lugar, no dia 1 de Junho, a apresentação do livro “Nisa – Corte das Areias” da autoria de João Francisco Lopes.
Perante um auditório cheio, António Montalvo, presidente da associação Nisa Viva, fez a apresentação da obra e do autor, explicando, à sua maneira, o aparecimento do livro.
A presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, que integrou a mesa, tal como Jorge Oliveira, professor da Universidade de Évora, teceram várias considerações sobre o autor de “Nisa-Corte das Areias” destacando o seu papel em defesa do património do concelho e da região.
O livro integra 93 textos publicados no “Jornal de Nisa” (1ª série) entre Março de 2000 e Agosto de 2008, com o título “Coisas da Corte das Areias”, de um conjunto de mais de uma centena de textos de João Francisco Lopes que viram a luz naquele quinzenário regional, 9 artigos publicados no semanário “O Distrito de Portalegre” e 4 na revista Nisa Viva que patrocinou a edição da obra.
São mais de uma centena de escritos, num livro com mais de 300 páginas e tendo como denominador comum o património, nas suas diversas vertentes, a sua defesa e divulgação.
O Autor 
João Francisco Lopes, nasceu e Nisa a 11 de Abril de 1936. Aposentado da EDP desde 1991, é um conhecido activista local na defesa e divulgação do património histórico, arqueológico e ambiental do concelho de Nisa.
Ligado à vida cívica e associativa do concelho desempenhou cargos de membro da Comissão Municipal de Cultura e Património e eleito na Assembleia Municipal.
Colaborador assíduo de vários jornais e revistas, entre outros, o Jornal de Nisa (1ª série), O Distrito de Portalegre e revista Nisa Viva.