29.4.14

NISA: Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

3 de maio, no Cine Teatro de Nisa
No próximo sábado, 3 de maio, vai decorrer no Cine Teatro de Nisa a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, organizada pela Câmara Municipal de Nisa / Biblioteca Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Nisa e a Sociedade Musical Nisense.
O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo a promoção da leitura nas escolas e tem este ano a sua 8ª edição. O Concurso é promovido, a nível nacional, pela Comissão Organizadora do Plano Nacional de Leitura em articulação com a RTP, a Direcção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Rede de Bibliotecas Escolares. No distrito de Portalegre, o concurso é organizado pela Câmara Municipal de Nisa através da Biblioteca Municipal com a colaboração do Agrupamento de Escolas e da Sociedade Musical Nisense e contando com o patrocínio da Livraria Bertrand, da Caixa Geral de Depósitos, do Intermarché Nisa, da Salchinisa e da Padaria Maria José Cartaxo.
Na fase distrital, serão selecionados os representantes do distrito de Portalegre na Fase Final do Concurso nacional de Leitura 20013/20014. Os participantes serão repartidos por duas categorias: alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico ( 7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos). Numa primeira etapa, através de uma prova de respostas rápidas serão selecionados 5 concorrentes de cada categoria. Na Etapa 2–Ator Principal, cada concorrente escolherá um excerto das obras selecionadas para ler em voz alta durante 2 minutos, tendo a liberdade para encenar a leitura com recurso a adereços e podendo contar com a ajuda de um colega.
O júri da fase distrital é constituído por Isabel Vila Maior (Professora Aposentada da Escola Superior de Educação de Portalegre), por Alda Serras (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares) e pela atriz Susana Vitorino.
As obras selecionadas para as provas são: - “Uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma”, de Irene Lisboa e “A cidade dos deuses selvagens”, de Isabel Allende (para a categoria 3º Ciclo do Ensino Básico); - “A trança de Inês”, de Rosa Lobato Faria e “O retrato de Dorian Gray”, de Óscar Wilde (para a categoria Ensino Secundário)
Procura-se que o Concurso, para além de avaliar a leitura, seja um momento de festa, convívio e partilha. Assim, foi delineado um programa que tem início pelas 13 horas, com a receção dos concorrentes, seguindo-se uma cerimónia de boas vindas e a Etapa 1 do Concurso, às 15H30 haverá um espaço de animação com intervenções de animadores da Biblioteca Municipal de Nisa, da banda Not Yet e do grupo Jovens da Sociedade Musical Nisense. Às 16H30 decorrerá a Etapa 2 – Ator principal, seguindo-se a deliberação do júri, um lanche e o anúncio dos vencedores da fase distrital que irão participar na fase nacional do Concurso – 1 efetivo 2 dois suplementes para cada categoria.