30.4.14

“Contos Montesinhos” apresentados em Santana e Nisa





Em Santana, na sede da Junta de Freguesia, decorreu no dia 19 a apresentação do livro “Contos Montesinhos” de Joaquim Rodrigues. Sala cheia e muita gente interessada nas intervenções de Maria de Fátima Dias e Maria de Lurdes Cardoso e na aquisição desta obra que retrata o modus vivendi das comunidades ribeirinhas do Pardo, Duque e Arneiro num tempo ainda recente, bem como as memórias de muitos factos e acontecimentos que entraram na “galeria histórica e sentimental” das gentes destas aldeias dos Montes de Baixo e, por isso, designados de “montesinhos”.
O livro, como nos conta o autor, na apresentação que fez em Nisa, no dia 23 – Dia Mundial do Livro – num restaurante local, “nasceu após a publicação do boletim “O Montesinho” no qual, nas várias edições, apareceram vários contos da autoria de Álvaro Pires (pseudónimo de Manuel Lopes, residente em Sintra) e de sua filha Ana Costa Ribeiro, aos quais juntei alguns da minha autoria.”
Joaquim Marque Rodrigues explica que com a criação da ATAS - Amigos da Terra, Associação Sociocultural de Santana, “planeámos fazer uma grande iniciativa pela Páscoa, que incluiria uma Mostra de Doçaria Tradicional, com o objectivo de pôr os fornos comunitários a funcionar e mostrar a nossa sede, sediada na antiga Escola Primária. A edição do livro estava no Plano de Actividades e avançámos para o seu lançamento.”
Quanto á obra, Joaquim Rodrigues salienta que a escolha dos 24 contos, sendo 10 de sua autoria, teve em conta “a preocupação de preservar a identidade cultural, tradições, costumes, memória colectiva, origens de famílias desta comunidade sui generis e são, ao fim e ao cabo, os objectivos da associação Amigos da Terra”.
Joaquim Rodrigues agradece à Chiado Editora todo o apoio para a publicação do livro, bem como às apresentadoras da obra, Maria de Fátima Dias e Maria de Lurdes Cardoso, ao senhor Manuel Azeitona e a todas as pessoas que o têm incentivado, deixando, no entanto, um lamento.
“ Nos dias 6 e 20 de Janeiro solicitei por escrito à Câmara Municipal de Nisa a integração do lançamento do livro nas actividades de Abril da Biblioteca Municipal no Dia Mundial do Livro (23 de Abril). Três meses depois ainda não deram qualquer resposta, motivo pelo qual os “Contos Montesinhos” são apresentados neste dia, num local alternativo. Pensamos tratar-se de uma atitude discriminatória e inadmissível por parte da Câmara, mais grave ainda por proceder de modo diferente em relação a outras apresentações de livros que foram feitas neste período. Não é assim que se estimulam e divulgam os autores e as obras locais”, concluiu.